Você está visualizando atualmente Fiscalização Covid-19: Guarda Municipal registra mais de 20 mil veículos abordados nas barreiras sanitárias e no transporte coletivo entre março e maio

Balanço da Guarda Civil Municipal/Secretaria de Segurança Pública mostra que nos meses de março, abril e maio mais de 20 mil veículos foram abordados nas ações de fiscalização da Covid-19 efetuadas nas barreiras sanitárias e no transporte coletivo. As operações fazem parte das medidas adotadas pelo Gabinete de Crise, coordenado pelo Prefeito Vinicius Claussen, determinadas por decreto municipal, visando evitar o aumento da transmissão do coronavírus.

O levantamento inclui abordagens em ônibus para conferir o cumprimento da regra, em vigor na época, de circulação por ‘rodízio de CPF’ para acesso ao transporte público, a fim de evitar aglomeração; operações itinerantes por final de CPF em vários bairros e fiscalizações em barreiras sanitárias nas entradas da cidade.

“A GCM atua direto nessas ações e também acompanha a equipe multidisciplinar da Prefeitura que verifica se os estabelecimentos comerciais e de serviço estão cumprindo as medidas sanitárias e restritivas para evitar o contágio pelo coronavírus. É uma união de esforços dos servidores municipais que atuam nas operações de fiscalização em todo o município”, destaca Marcos Antonio da Luz, secretário municipal de Segurança Pública.

Confira os números:

Março

• 40 coletivos fiscalizados em vários bairros para verificar o cumprimento do rodízio de CPF no transporte público;
  • Blitz itinerante de CPF nos bairros, com 3.507 veículos abordados de 22 a 31 de março;
  • Atuação em duas barreiras sanitárias, com 9.030 veículos abordados entre os dias 19 e 31 de março, com 302 motoristas orientados a retornar para suas cidades de origem por não estarem entre as situações elencadas em decreto municipal, para entrar em Teresópolis.

Abril

• 20 coletivos fiscalizados em vários bairros para verificar o cumprimento do rodízio de CPF no transporte público;
  • Blitz itinerante de CPF, na cidade e no interior, com 3.783 veículos abordados de 1º a 12 de abril;
  • Atuação em duas barreiras sanitárias, com 13.371 veículos abordados entre os dias 1º e 30 de abril, com 680 motoristas orientados a retornar para suas cidades de origem por não estarem entre as situações elencadas em decreto municipal, para entrar em Teresópolis.

Maio

• Atuação em duas barreiras sanitárias, com 2.930 veículos abordados entre os dias 1º e 12 de maio e 98 motoristas orientados a retornar para suas cidades de origem por não estarem entre as situações elencadas em decreto municipal, para entrar em Teresópolis.