Fiéis, autoridades e convidados prestigiam inauguração do Centro Social e Pastoral Santo Antonio

Reunindo fiéis, autoridades, representantes de várias congregações religiosas e convidados, a missa solene neste domingo, dia 12, de inauguração do Centro Social e Pastoral Santo Antônio, no bairro do Alto, marcou a entrega oficial da obra, que vai garantir vários atendimentos gratuitos para a comunidade de Teresópolis.

Presidida pelo bispo Dom Gregório Paixão, acompanhado pelo monsenhor Paulo Daher, vigário geral da Diocese de Petrópolis, e celebrada por padres de várias paróquias da cidade, a missa teve a participação da Orquestra São Lourenço, da paróquia São Lourenço, de Bangu, no Rio de Janeiro. Agradecimentos e homenagens aos colaboradores da obra marcaram a celebração.

Depois da missa, os convidados foram para o prédio do Centro Social e Pastoral, que recebeu a bênção do bispo diocesano. No prédio de seis andares, localizado na Rua Monsenhor Nivaldo Dias, ao lado da Igreja de Santo Antonio, a população terá acesso gratuito a diversos serviços, como consultas médicos, odontológicas e assistência jurídica e psicológica. O espaço tem salas para reuniões e eventos religiosos e sociais e uma capela.

“Nada melhor do que inaugurar uma obra que nasceu do coração do Senhor, que não é apenas da paróquia, mas da população de Teresópolis. Aqui as pessoas serão atendidas, principalmente os mais pobres, é um prédio que nasce para a caridade. Só temos a agradecer”, disse o bispo D. Gregório Paixão.

O prefeito Mario Tricano e a primeira-dama, Beth Tricano, prestigiaram a cerimônia, junto com os secretários municipais Carlos Dias (Governo), Raphael Teixeira (Agricultura), Diego Souza (Saúde), André Soares (Fazenda), Tania Iorio (Desenvolvimento Social), Luiz Otávio Oliveira (Esportes) e Marcio de Paula (Cultura).

“Não poderíamos estar afastados de uma obra social com essa grandiosidade, acompanhamos o padre Jorge desde o início. Temos projetos para implantar em parceria, Prefeitura e paróquia de Santo Antonio, para levar mais serviço e carinho, não só para o bairro do Alto, mas a toda Teresópolis”, comentou Tricano. “Essa obra social é de suma importância para Teresópolis. É um trabalho feito em consequência da nossa fé em Deus. Estão de parabéns todos que colaboraram com essa iniciativa”, completou dona Beth Tricano.

Responsável pela mobilização da comunidade pela construção do Centro Social e Pastoral, padre Jorge Luiz Pacheco de Medeiros, vigário da Igreja de Santo Antonio, comemorou a concretização da obra e lembrou: o trabalho comunitário continua. “É um projeto de Deus que passou pelas mãos de muitas pessoas, e hoje nós damos esse presente para Teresópolis. Um lugar onde as pessoas serão formadas na parte humana, espiritual e social. Que as pessoas possam continuar nos ajudando, porque temos muitos outros projetos, como a creche em Santa Cecília e Barroso. Quando a gente semeia o bem, colhe o bem”, destacou.

Serviço social

A proposta de atendimento do Centro Social e Pastoral Santo Antonio foi enaltecida pelos convidados. Entre eles, Orlando Gonçalves, que doou à paróquia o terreno onde foi construído o centro social. “Fiquei maravilhado quando o padre Jorge mostrou o prédio para mim e minha mulher. As salas para atendimento médico e psiquiátrico, com assistência aos mais necessitados”, frisou.

“Teresópolis está de parabéns com esse esforço do padre Jorge. Ele nos deu uma obra magnífica, que vai atender os menos favorecidos da sorte”, enalteceu o desembargador Joaquim Mouzinho. “Eu acredito que é uma graça estar aqui e ver o trabalho dessa paróquia. Com a contribuição de cada pessoa a obra está pronta. Isso é graça”, completou a irmã Maria Ester, da Fraternidade Arca de Maria.

“Um trabalho como esse dá atenção àquelas pessoas que mais precisam de atenção espiritual e material. Esse é um centro pastoral que vai ao encontro da pessoa como um todo. Padre Jorge e o bispo Dom Gregório estão de parabéns”, concluiu o secretário municipal de Governo, Carlos Dias.

Fotos: crédito Jorge Maravilha/AscomPMT