Profissionais do Núcleo de Feridas Complexas da Secretaria de Saúde de Teresópolis vão apresentar, no Fórum Internacional de Úlceras e Feridas, a experiência que tem elevado a auto-estima, auxiliado a cicatrização e melhorado a qualidade de vida dos pacientes. O Fórum, que reúne profissionais de vários países, acontece na cidade de Aveiro, em Portugal, no próximo mês.
Teresópolis será representado pelas enfermeiras Andréa Juliana de Paula Yoshida e Renata Azevedo. Elas vão levar os resultados do atendimento humanizado e as ataduras coloridas usadas nos tratamentos. Os participantes do Fórum também vão assistir a um vídeo sobre o trabalho de elevação da auto-estima, realizado através de sessões fotográficas.
“No núcleo, temos esse contato diário e queríamos melhorar a auto-estima aos pacientes. Mostrar que eles não precisam viver à margem da sociedade. Temos obtido uma cicatrização muito boa, mas não é só a parte física que deve ser tratada. É fundamental que, psicologicamente, eles estejam bem e se sintam inseridos na sociedade”, comentou Andrea.
O Fórum é realizado pela ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas-e está na décima edição. Reúne médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, podólogos, nutricionistas, engenheiros especializados em setores da medicina e professores. Em conjunto, esses profissionais debatem a prevenção e tratamento de feridas, tendo como foco as experiências bem sucedidas em diversas partes do mundo.
Núcleo de Feridas Complexas
O Núcleo de Feridas Complexas atende diariamente entre 20 a 30 pacientes. Ele é coordenado pela subsecretária de Atenção Básica à Saúde, Dra. Edneia Martuchelli, que também foi convidada para o Fórum, mas que não poderá participar por motivo pessoal. Instalada na Secretaria Municipal de Saúde, a unidade é vinculada à Subsecretaria de Atenção Básica de Saúde e funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h. O Núcleo possui o único equipamento a vácuo da Região Serrana para tratamento de feridas.
Feridas complexas são aquelas agudas ou crônicas que não cicatrizam facilmente, principalmente as úlceras venosas e arteriais. O serviço é feito a partir do encaminhamento das unidades de saúde e da UPA-24H.
Foto: Jorge Maravilha