Feridas complexas: experiência de sucesso no cuidado com pacientes é apresentada em Portugal

Feridas complexas: experiência de sucesso no cuidado com pacientes é apresentada em Portugal

Profissionais do Núcleo de Feridas Complexas da Secretaria de Saúde de Teresópolis estão em Portugal participando do Fórum Internacional de Úlceras e Feridas. Elas apresentaram nesta sexta-feira (16), a experiência que tem elevado a auto-estima, auxiliado a cicatrização e melhorado a qualidade de vida dos pacientes. O Fórum, reúne profissionais de vários países, acontece na cidade de Aveiro, em Portugal.

Teresópolis está sendo representado pelas enfermeiras Andréa Juliana de Paula Yoshida e Renata Azevedo. Elas apresentaram os resultados do atendimento humanizado e as ataduras coloridas usadas nos tratamentos. Os participantes do Fórum também vão assistir, neste sábado (16) ao vídeo sobre o trabalho de elevação da auto-estima, realizado através de sessões fotográficas.

O Fórum é realizado pela ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas-e está na décima edição. Reúne médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, podólogos, nutricionistas, engenheiros especializados em setores da medicina e professores. Em conjunto, esses profissionais debatem a prevenção e tratamento de feridas, tendo como foco as experiências bem sucedidas em diversas partes do mundo.

Núcleo de Feridas Complexas

O Núcleo de Feridas Complexas atende diariamente entre 20 a 30 pacientes. Instalado na Secretaria Municipal de Saúde, a unidade é vinculada à Subsecretaria de Atenção Básica de Saúde e funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h. O Núcleo possui o único equipamento a vácuo da Região Serrana para tratamento de feridas.

Feridas complexas são aquelas agudas ou crônicas que não cicatrizam facilmente, principalmente as úlceras venosas e arteriais. O serviço é feito a partir do encaminhamento das unidades de saúde e da UPA-24H.

Fechar Menu
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: