‘Feirão Emprega Terê’ encerrado com mais de 950 atendimentos

You are currently viewing ‘Feirão Emprega Terê’ encerrado com mais de 950 atendimentos
Compartilhar:

SINE divulga 290 vagas de emprego até 5 de março

Realizada de 22 a 26 de fevereiro, a primeira edição do ‘Feirão Emprega Terê’ pode ser considerada um sucesso, com 956 atendimentos. Foram cinco dias de programação on-line e parte presencial, com entrevistas de candidatos a mais de 200 vagas de emprego, dicas para o trabalhador se preparar e ter mais chance de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. Cadastro no banco de empregos do SINE, solicitação de seguro-desemprego e agendamento para resolver pendências sobre o benefício foram outros serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Tudo acontecendo na Prefeitura, na Várzea, local de fácil acesso para todos os participantes.

“Com essa iniciativa, a Gestão do Prefeito Vinicius Claussen aproximou ainda mais empregadores e trabalhadores, possibilitando às empresas renovarem o seu banco de currículos, entrevistarem candidatos e selecionarem os que mais se identificam com o perfil profissional buscado para as vagas oferecidas. Sem contar a inclusão das pessoas com deficiência, que tiveram um dia exclusivo de atendimento”, avaliou Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho.

Balanço – De segunda, 22/02, a sexta-feira, 26/02, foram feitos 589 atendimentos pelos técnicos do SINE Teresópolis, com 356 encaminhamentos para entrevistas de emprego na Prefeitura e para entrevistas direto nas empresas. Também foram registrados 161 cadastros de currículos no Sistema Nacional de Empregos de candidatos que não possuíam compatibilidade para as vagas abertas, 72 atendimentos de seguro-desemprego (com resolução de questões e agendamento) e 155 atendimentos virtuais pelo WhatsApp (21) 97121-8424, e-mail e sala virtual.

Inclusão – No último dia do Feirão, a fábrica de bebidas do Grupo Petrópolis ofereceu vagas para linha de produção, operador de logística e portaria exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Uma das candidatas entrevistadas foi Maria Juliana de Paula Ramos, de 27 anos. “Quem tem deficiência têm muito dificuldade de encontrar emprego, porque a maioria das vagas é destinada a outros grupos de pessoas. Ainda são poucas as empresas que contratam PCD, e é muito mais difícil para quem não tem experiência”.

“Em abril, a Secretaria de Trabalho e a Associação Comercial de Teresópolis vão desenvolver uma ação conjunta para sensibilizar mais empresários sobre a lei de cotas de emprego para pessoas com deficiência. Além de cumprir a lei, vamos abrir mais oportunidades para inserção maior desse público no mercado de trabalho”, informou o secretário Lucas Guimarães.

Social – Resultado de parceria firmada no dia 12 de fevereiro com as secretarias municipais de Trabalho e de Desenvolvimento Social, a Fundação Leão XIII participou do ‘Feirão Emprega Terê’ nesta sexta-feira, 26/02, orientando as pessoas com deficiência sobre como obter o Vale Social. O benefício do Governo do Estado garante a gratuidade de passagem de ônibus intermunicipais em transportes de concessão estadual e é destinado a pessoas com deficiência física, auditiva, visual ou mental.

“O Vale Social ainda é desconhecido por grande parte das pessoas com deficiência, apesar de ser um direito delas, garantido por lei. No ‘Feirão Emprega Terê’ orientamos sobre o que é preciso para ter o benefício. Com essa parceria com a Prefeitura quem ganha é o cidadão. E a gente consegue atender mais pessoas do nosso público alvo”, comentou a coordenadora da Fundação Leão XIII em Teresópolis, Fernanda de Oliveira.

290 vagas até 5 de março – Todas as pessoas que participaram do ‘Feirão Emprega Terê’ e não conseguiram uma colocação, vão continuar fazendo parte do cadastro do SINE. Elas devem voltar ao balcão de empregos para ter o encaminhamento para novas oportunidades. No total, serão oferecidas 290 vagas até o dia 5 de março, sendo 138 com experiência, 151 sem experiência e 1 vaga para pessoa com deficiência. Do total de vagas anunciadas, as de Ajudante de cozinha (50), atendente balconista (50) e coordenador de restaurante (50) são da rede de restaurantes do Grupo Madero, com sede em Curitiba/PR, e que atua em vários municípios.

BALANÇO ‘FEIRÃO EMPREGA TERÊ’

956 atendimentos de segunda, 22/02, até sexta, 26/02

– 589 atendimentos SINE:

  • 356 encaminhamentos para entrevistas (no evento e fora)
  • 161 cadastros no Sistema Nacional de Empregos
  • 18 seguros-desemprego
  • 54 agendamentos de seguro

– 155 atendimentos virtuais:

  • 148 whatsapp
  • 6 email
  • 1 Zoom

– 202 Entrevistas durante o Evento:

  • 33 JFC
  • 07 UNIFESO
  • 23 Genesis Empreendimentos
  • 37 Stop Chopp
  • 55 Maria Brasileira
  • 15 Info (Sumicity)
  • 21 Mary Help
  • 11 Grupo Petrópolis PCD

– 10 atendimentos Fundação Leão XIII PCD

– 5 palestras

– 6 episódios Web Série do Trabalhador

Vagas SINE até 5 de março

FOTOS: Bruno Nepomuceno