A qualidade, variedade e bons preços das mercadorias selecionadas da produção orgânica, da agricultura convencional e do artesanato rural, além do contato direto entre produtores e consumidores, garantem o sucesso da Feira da Agricultura Familiar ‘Vem para Roça’.
Iniciada em abril desde ano, a feira, que é composta por agricultores familiares e grupos organizados em associações e cooperativas, passa agora a funcionar definitivamente toda quarta-feira na Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura, na Várzea, e aos sábados na Praça Nilo Peçanha, ao lado da escola Ginda Bloch, no Alto.
Criado por iniciativa da Emater-Rio e do Programa Rio Rural, o projeto tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar através da realização das feiras livres em praças públicas, criando mais espaço de comercialização e divulgação dos produtos do campo.
A oferta de produtos frescos chama a atenção dos clientes, que podem comprar legumes, hortaliças e frutas da agricultura convencional e orgânica direto do produtor.
O agricultor José Wanderson Pimentel relata que o movimento da feira tem ficado cada vez melhor. “Hoje vendo bem mais do que vendia no meu sítio, em Bonsucesso. O movimento da feira cresce a cada dia e as vendas só aumentam”, disse.
Segundo Wanderson, durante o mês de outubro haverá uma programação especial toda quarta-feira, com uma nutricionista palestrando sobre vários temas alimentares. Ele também informa que ainda existem vagas para outros produtores rurais e convida: “Venham porque vale a pena, a gente se enriquece muito com o contato direto com o cliente. Temos experiências que lá na roça a gente não tem. Enfim, temos outra visão de comércio”, concluiu.
De acordo com a Emater, Teresópolis conta com cerca de 3.500 agricultores familiares atuando nas atividades de olericultura e fruticultura, produção de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais, criação de animais e no artesanato.
Texto: Gisele Barreto
Fotos: Jorge Maravilha