Feira da Agricultura Familiar leva consumidores para praça na Barra do Imbuí

Compartilhar:

Araras e Várzea são os próximos bairros a receberem o projeto 

Realizada com sucesso no último sábado, dia 16, mais uma edição do projeto experimental 1º Circuito de Feiras da Agricultura Familiar ‘Venha para a Roça’.  Das 7h às 14h, os consumidores conferiram na Praça Maria Corina Paim, na Barra do Imbuí, qualidade e preço de legumes, hortaliças e frutas da produção orgânica e da agricultura convencional. Ovo caipira, pães e bolos e artigos de artesanato foram outros produtos oferecidos ao público. 

Iniciativa da Emater-Rio e do Programa Rio Rural, com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, o evento tem como proposta a realização de feiras livres periódicas em praças públicas da cidade, criando mais espaço de comercialização e divulgação dos produtos do campo. As próximas edições estão marcadas para os dias 23, na Praça Juscelino Kubitschek – a da Casa de Cultura, em Araras, e 27 de abril, na Praça Governador Portella – atrás do prédio da Prefeitura, na Várzea. 

“São dois objetivos: o aquecimento da economia da agricultura familiar, do povo do interior, e trazer alimentos de qualidade para a população”, destacou o Prefeito Mario Tricano, que conferiu o evento. 

Também prestigiaram a feira os secretários municipais Beto Rosa, de Agricultura, Marcus Vinícius “Marcão”, de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, e Raphael Teixeira, de Relações Comunitárias. 

“A população tem oportunidade de comprar produtos fresquinhos, direto do produtor para o consumidor, e os agricultores ganham uma renda extra para a família”, pontuou o secretário Beto Rosa. “Teresópolis precisa de pessoas que trabalhem, produzam e gerem emprego e renda. A agricultura familiar tem tudo a ver com o crescimento econômico do município”, concluiu o secretário Marcão. 

Montada em estandes cedidos pela Emater-Rio, a feira já é considerada uma iniciativa de sucesso. “Do ponto de vista econômico e familiar, para esses agricultores realmente está representando um diferencial na geração de renda da família”, avaliou a engenheira agrônoma Monique Lopes Pereira Silva. Ela acompanhou a Feira da Agricultura Familiar com supervisor local da Emater, Maurício Reis, e o engenheiro agrônomo João Bosco Chagas. 

Integrante da Associação dos Produtores da Microbracia Hidrográfica dos Lúcios, a agricultora Maria Lúcia Nogueira Lourenço comercializou legumes, frutas e hortaliças. “A gente procura o bem-estar das pessoas, trazendo os produtos da roça, fresquinhos. Estou gostando muito”, agradeceu. 

Os consumidores Rosa de Siqueira, do bairro Jardim Féo, e Antonio Carlos Costa Velho, da Tijuca, gostaram da proposta da feira itinerante. “Levei cenoura, batata doce, pepino, um monte de coisas. Achei ótimo, uma maravilha”, opinou Rosa. “Soube da feira e vim ver. Preço muito bom, qualidade. Gostei da iniciativa”, enalteceu Costa Velho. 

Fotos: Marcelo Roza.

Invalid Displayed Gallery