Eventos natalinos e Festival de Corais entre outras atrações na cidade

Quinta edição do folheto informativo ‘Viva Cultura’, da Secretaria de Cultura, é lançado no Complexo Gastronômico ‘Viva Italia’

O lançamento da quinta edição do informativo bilíngue “Viva Cultura” aconteceu nesta terça-feira, 31 de outubro, no Restaurante ‘É Vero’, que é parte do Complexo Gastronômico ‘Viva Italia’. O folheto informativo com a programação cultural da cidade é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Cultura Inglesa. O evento também teve o apoio da Adega W – fornecedora dos vinhos –, do Supermercado Multi Market e da Pousada Terê Parque, com produção de Eliana Resende.

Estiveram presentes os secretários de Cultura de Teresópolis, Márcio de Paula, e de Guapimirim, Luís Cláudio de Oliveira; a vereadora Dra. Claudia; o secretário municipal de Obras, Alfredo Ventura; a subsecretária de Cultura de Teresópolis, Cléo Jordão; vários empresários como Márcio Melo, das Adegas W e Bodegas San Valero; Louis e Herman Capelle, do site e do blog “Terê Total”; artistas plásticos como Gisele Jardim (que inaugura exposição no dia 03, às 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras), Ricardo Guarilha – editor de arte do “Viva Cultura” – e Jo Ghazale, entre outros. E ainda o presidente da Academia Teresopolitana de Letras, Jorge Dodaro (e a esposa Bruna); o gerente da Cultura Inglesa de Teresópolis, Alécio Cabral; Maurício Afonso Weichert, da Universidade Estácio de Sá; o apresentador de TV Marcos Casanova Ruback; e outras personalidades recebidas com muita cordialidade pelo anfitrião Vinícius Claussen, do ‘Viva Italia’ e também presidente do Teresópolis Conventions & Visitors Bureau.

O secretário de Cultura, Márcio de Paula, voltou a enaltecer a importância da participação dos empresários locais nos eventos culturais de Teresópolis, que têm sido realizados sem gastos para o poder público. “Primeiramente, quero agradecer ao Vinícius, que está nos recebendo muitíssimo bem e é um dos empresários que mais nos ajudam. Aliás, sem a parceria dos empresários, muito pouco teria sido feito. Não é segredo que a Prefeitura está passando por situação financeira difícil, mas estamos em fase de colocar as coisas nos trilhos. É um trabalho árduo, mas, se Deus quiser, ano que vem a situação se normaliza”, afirmou ele.

O coquetel teve a participação brilhante de músicos como os professores Geremias Cruz (violonista) e Oziel Corrêa (sopros), do Núcleo Teresopolitano da Escola de Música Villa-Lobos, que tocaram durante praticamente toda a noite. E também uma “canja” de parte do Grupo Vocal Unifeso/ProArte, regido pelo maestro e pianista Ricardo Oliveira, com canções de jazz e Bossa Nova.

Patrocinado pela Cultura Inglesa, o folheto de seis páginas “Viva Cultura” promove os acontecimentos culturais da Prefeitura e também de artistas locais e visitantes, bastando que se informe os seus organizadores sobre os eventos (Secretaria de Cultura: (21) 2742-2918 ou pelo e-mail: [email protected]).

Texto: Ney Reis / Sec. Cultura
Fotos: Jorge Maravilha – Ascom/PMT