Evento de conscientização sobre o Autismo reúne mães, pais e profissionais da área em Teresópolis

No momento, você está visualizando Evento de conscientização sobre o Autismo reúne mães, pais e profissionais da área em Teresópolis
Apresentação de Felipe Rezende, professor, educador físico, especialista em psicomotricidade e terapeuta D.I.R. FLOORTIME
Compartilhar:

Encontro teve como tema ‘Bate-papo sobre o Autismo: um espaço de escuta, troca de experiências e acolhimento’

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, no último sábado (12), na Escola Municipal Lino Oroña, o evento ‘Bate-papo sobre o Autismo: um espaço de escuta, troca de experiências e acolhimento’, voltado para mães, pais, grupos de atendimento de pessoas com TEA, profissionais da área e pessoas interessadas no tema. O encontro, que contou com a parceria da Secretaria de Educação, teve como objetivo promover a troca de experiências e o acolhimento de famílias que convivem com o autismo. O secretário de Saúde, Dr. Fábio Gallote, o subsecretário de Atenção à Saúde, Dr. Ariel, e equipe da SMS participaram da atividade.

“Preparamos este encontro para escutar as necessidades do grupo de autismo dentro do nosso município. Tivemos a apresentação do educador Felipe Rezende e uma Roda de Conversa onde as mães e líderes do Grupo de Autismo trouxeram as suas demandas para que a gente possa avaliar todas elas e integrar na Saúde de Teresópolis”, enfatizou o Secretário de Saúde, Dr. Fábio Gallote.

A abertura contou com uma palestra sobre o tema com Felipe Rezende, professor, educador físico, especialista em psicomotricidade e terapeuta D.I.R./FLOORTIME (Desenvolvimento, Individualidade e Relacionamentos)/ideia central do modelo no qual o tempo que passamos no chão brincando com a criança, porém buscando cada vez mais oportunidades e situações interativas para favorecer o desenvolvimento. “Neste mês de Abril estamos trabalhando na conscientização sobre o autismo. Precisamos ser agentes polinizadores para despertar a consciência. A informação é importante, mas a consciência é fundamental para transformar a realidade!”.

TEIAA: contribuição valiosa ao debate

Integrantes da Associação TEIAA (Troca de Experiência e Integração entre Amigos e Autistas) contribuíram de forma valiosa para o debate. “É necessário ouvir as famílias, aquelas pessoas da ponta, que mais precisam do apoio da Secretaria de Saúde. É muito bom estar aqui para poder discutir essas necessidades e encontrar soluções”, comentou Valéria Viana, fundadora e presidente da associação.

“Agradecemos a Prefeitura por estar abrindo esse canal de diálogo, essa iniciativa de ouvir as famílias para termos um futuro mais promissor, dando o melhor atendimento aos autistas no município”, completou Rosane Araújo, diretora do centro de atendimento. O TEIAA, que completa 10 anos em 2025, começou com atendimento a 29 famílias e hoje são cerca de 600 famílias cadastradas, com mais de 150 crianças, adolescentes e adultos atendidas em atividades de Psicomotricidade, fisioterapia, psicologia, informática, pintura, desenho, terapia ocupacional, nutricionista, entre outras. Cursos, palestras e passeios também integram as atividades do grupo.

Letícia Assumpção é mãe do Enzo, de 8 anos, e contou um pouco sobre a história da família. “Meu filho foi diagnosticado com TEA aos dois anos e dois meses. A partir daí, a gente começou na luta pelos direitos dele. Viemos morar em Teresópolis quando ele tinha dois anos e cinco meses e pesquisei sobre clínicas que atendessem autistas e encontrei o TEIAA, descobri uma família fora da minha casa!”, contou Letícia, pontuando a necessidade de voluntários para atuarem na grupo.

As mães que levaram os filhos para o encontro puderam participar tranquilamente enquanto as crianças brincavam, na quadra de esportes da escola, sob a supervisão de equipe da Secretaria M. de Saúde, e de bombeiros civis do GRAVT (Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis).

Câmara de Vereadores Presente

Os vereadores Dudu do Resgate e Dr. Amorim, membros da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara, e Professora Amanda, que integra a Comissão da Procuradoria da Mulher, também estiveram presentes ao evento.

“Esse encontro é importantíssimo porque é juntando forças que as pessoas que possuem transtornos do espectro autista terão condições melhores. Sei que é difícil contratar mais neuropediatras e outros profissionais especialistas, pela alta demanda desses profissionais, mas é fundamental para atender aos autistas de forma completa, melhorando a vida escolar e social deles”, frisou Dr. Amorim, que é médico pediatra.

A TEIAA fica na Rua Prefeito Sebastião Teixeira, nº 58, na Várzea, ao lado da entrada do estacionamento do Shopping New Fashion. De segunda à sexta, das 9h às 19h.

 

Fotos: Jorge Maravilha