Evento de abertura do ano letivo é marcado por anúncio de investimentos na Educação

Entrega de uniformes e de kits escolares, novos veículos, equipamentos e recursos para a manutenção das escolas foram anunciados em encontro

Professores, diretores e orientadores pedagógicos participaram nesta segunda-feira, 3, do encontro de abertura do ano letivo de 2020 da rede municipal de ensino, no Clube Comary. O Prefeito Vinicius Claussen, a secretária de Educação, Rosana Mendes, e o subsecretário, Alex Wey, fizeram um balanço das conquistas do setor em 2019 e apresentaram o planejamento das ações para 2020.

O encontro foi aberto com as boas-vindas do Prefeito aos educadores. Vinicius Claussen voltou a afirmar que 2020 é o ano da Educação, por todos os investimentos feitos pela Gestão Municipal em 2019.

“Teremos a entrega de mochilas, de kits escolares e de uniformes para os alunos. A maioria das escolas está recebendo novas pinturas interna e externa para receber os estudantes na volta às aulas. Adquirimos 6 novos veículos para o transporte de professores e 1.400 computadores para a rede municipal de Educação. As unidades escolares vão ganhar smart TV para projetos pedagógicos e vai continuar a instalação dos novos laboratórios de informática. Na próxima semana, investiremos mais R$ 3 milhões, através do GFED (Gestão Financeira Escolar Descentralizada), para que professores e diretores façam investimentos, de acordo com a necessidade de cada escola. Tenho certeza que em 2020 a Educação vai alcançar novos patamares”, assinalou o Prefeito.

A prestação de contas das melhorias para escolas e estudantes continuou com a secretária de Educação, Rosana Mendes. “Anunciamos ainda a retomada das obras de reforma das unidades que estavam paralisadas, a cobertura das quadras esportivas de várias escolas. São muitas entregas a serem feitas. Eu me sinto honrada, como educadora, em anunciar essas entregas aos meus colegas de trabalho”.

O evento foi encerrado com palestra do mestre em Administração e Educação, professor Vicente Falcão, com a palestra ‘A escola dos meus sonhos’. Ele apresentou um levantamento técnico e acadêmico atualizado, com experiências de sucesso em várias cidades. “Trouxemos uma reflexão profunda sobre o que precisa ser feito, de conscientização e de comprometimento, para uma educação de qualidade e diferenciada em Teresópolis. Propus uma reflexão, mostrando que a escola precisa ser um ambiente harmonioso, para termos um trabalho de excelência”, relatou Vicente Falcão.

A Semana Pedagógica continua até sexta-feira, 7, período em que professores, orientadores pedagógicos e equipes diretivas estarão nas escolas, creches e centros de educação infantil se preparando para receber os cerca de 23 mil alunos da Educação Municipal na volta às aulas, marcada para o dia 10 de fevereiro.

Fotos: Jorge Maravilha