Etapa Teresópolis By Day encerra Circuito Desafio Corrida de Rua

Etapa Teresópolis By Day encerra Circuito Desafio Corrida de Rua

Prova teve 430 atletas inscritos

Reunindo 430 atletas em 13 categorias, a etapa Teresópolis By Day realizada neste domingo, dia 11, encerrou o calendário do Circuito Desafio Corrida de Rua em 2016. Promovida pela Eh! Comunicação & Projetos, a competição teve o apoio logístico das secretarias de Esportes e Lazer e de Segurança Pública/Guarda Municipal e contou com a colaboração do 30º Batalhão de Polícia Militar.

“Em dez meses, foram realizadas cinco corridas, praticamente uma a cada 60 dias, com atletas de várias cidades movimentando Teresópolis. Apoiamos a realização de corrida de rua, corrida de montanha, ciclismo, jiu-jítsu, taekwon-do, enfim, várias modalidades esportivas”, comemorou Luiz Otávio Oliveira, secretário municipal de Esportes e Lazer.

Os competidores percorreram um trajeto de 6 quilômetros pelas avenidas Lúcio Meira, Feliciano Sodré e Alberto Torres, com largada e chegada no Parque Regadas, na Várzea. Na classificação geral feminina, as vencedoras foram Vera Bazílio/Jotaefe (00:20:51); Priscila Corcovani/ Movimento Criativo (00:22:42) e Michele de Oliveira (00:22:51). No geral masculino, os três primeiros colocados foram José Gutemberg Ferreira/ Pé de Vento/Caixa (00:16:14); Jocemar Fernandes Correa/ Apuã Vertical (00:16:28) e Guilherme Edmilson dos Anjos Santos/Phanters (00:16:52).

“Trazemos muitas pessoas de fora, pelo menos 30% dos inscritos são de outras cidades. Dezoito cidades diferentes, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo, que seguem o nosso circuito. Então, motivamos o esporte e o turismo também”, avaliou Ellen Tardelli, organizadora do evento.

Profissionais e amadores

Participando pela terceira vez de uma corrida de rua em Teresópolis, novamente a atleta Vera Bazílio, da equipe Jotaefe, de Petrópolis, subiu ao pódio como campeã em sua categoria. “Adotei a corrida como estilo de vida e hoje me dedico totalmente ao esporte. São muitas horas de treino, de 100 a 120 quilômetros por semana, com total dedicação. E cada pódio que eu ganho é muito gratificante”, comemorou a atleta.

Também de Petrópolis, o atleta profissional José Gutemberg Ferreira, da equipe Pé de Vento/Caixa, correu em Teresópolis pela primeira vez. “É a primeira vez que faço esse desafio. Todos os circuitos que participo eu estou ganhando. Estou nessa área há 16 anos e o atletismo é o meu trabalho”, comentou.

Aos 62 anos, o ultramaratonista Delino Tomé, de Teresópolis, ficou em 3º lugar em sua categoria. “Participei para prestigiar Teresópolis, porque minha modalidade é de resistência e só corro fora da cidade. A partir de janeiro vou começar a treinar para a prova de 900 quilômetros, do Rio Grande do Sul a São Paulo. E um evento como esse serve pra gente ganhar um pouco de velocidade”, destacou.

O técnico de corrida José Roberto Pantaleão trouxe um grupo de atletas do Projeto Imperial Jovem Atleta, de Petrópolis, para participar do circuito Teresópolis By Day. “Nós trabalhamos com 32 jovens e a equipe Phanters é continuidade do projeto. Esse movimento esportivo tira a garotada da rua e traz benefícios para a saúde”, explicou.

Adeptos do esporte

Afastado dos treinos, Francisco Corredor, de Teresópolis, não se inscreveu, mas fez o percurso. “Fiquei muito tempo parado e ainda não estou em forma para competir, mas vim para incentivar o pessoal”. De férias em Teresópolis, Gilmara Santos Maciel, do Rio de Janeiro, soube da prova na academia e decidiu se inscrever. “Adorei a corrida aqui. Clima maravilhoso, diferente do Rio. Vou participar sempre”, disse.

Aos 88 anos de idade, o triatleta Paulo Padilha faz parte da história do Triathlon no Brasil. Morando há mais de dez anos em Teresópolis, ele fez questão de acompanhar toda a movimentação dos jovens atletas no circuito desafio corrida de rua, no Parque Regadas, junto com a mulher, Elza Padilha. Com dificuldades na fala por conta a um AVC, ele se emocionou ao lembrar os mais de 200 troféus e 400 medalhas que conquistou em sua carreira.

Fotos: AscomPMT