Você está visualizando atualmente Estação Aventura: Programação da abertura da Temporada de Montanhismo de Teresópolis segue até 23 de junho
A Toca da Ciência, o público conheceu uma Arara-canindé e uma Jibóia arco-íris

As famílias aproveitaram a manhã ensolarada deste domingo, 02/06, para participar das atividades da programação da abertura da 3ª Temporada de Montanhismo de Teresópolis. Coleção de sementes – carpoteca, oficinas sobre como se orientar na floresta, bússola artesanal, simulador de asa delta, contato com animais vivos, atividades recreativas e área de piquenique foram algumas ações gratuitas realizadas na Praça Nilo Peçanha no Alto.

O público ainda conferiu, com as equipes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, do Parque Estadual dos Três Picos e do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, os projetos de observação de pássaros e do Programa de Educação Ambiental ‘Educando com o Aurita’, de proteção de espécies da fauna e da flora e do sagui-da-serra-escuro, primata ameaçado e endêmico da Mata Atlântica.

“O Parque Nacional da Serra dos Órgãos sempre promoveu este evento. A Secretaria de Turismo resolveu abraçar a ideia e esta é a terceira edição que realizamos. São atividades que têm tudo a ver com o montanhismo, esporte realizado nas três unidades de conservação do município e que reúnem uma riquíssima avifauna. Daí a importância de orientar as pessoas sobre como usar esses espaços com respeito ao nosso patrimônio natural”, relatou a secretária municipal de Meio Ambiente, Elizabeth Mazzi, acompanhada do subsecretário Henrique Silva, da subsecretária de Eventos, Julie Siqueira, e equipes.

Do Rio de Janeiro, a publicitária Nicole Nogueira conferiu as atividades com a filha Valentina. “Super bacana essa experiência, pois envolve públicos de várias idades que têm acesso a muito conhecimento”, opinou. Morando há dois meses em Teresópolis, a governanta Ivanilda Rafael da Silva também curtiu a programação. “Muito boa iniciativa para as pessoas entenderem a importância dos cuidados com a natureza”, frisou.

Com organização da Secretaria Municipal de Turismo, colaboração das equipes das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e de Segurança Pública/Guarda Civil Municipal, as ações em praça pública tiveram a participação do SESC, do Polo Gastronômico de Teresópolis e do Teresópolis Convention & Visitors Bureau.

Nos parques: A programação da 3ª Temporada de Montanhismo segue nos dias 8 e 9 de junho no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com trilha guiada, yoga e tai-chi, observação e identificação de cogumelos silvestres, música ao vivo e contação de histórias.
No dias 15 e 16 as atividades acontecerão nas sedes Pedra da Tartaruga e Santa Rita do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, com camping e atividades regulares de escalada e rapel, abertura de trilha para as vias de escalada da Pedra de Santa Rita e a 1ª Corrida do Aurita, no dia 16, na sede Santa Rita.
Nos dias 22 e 23 está marcado o ‘Vem passarinhar’ do INEA, na sede Vale da Revolta e Jacarandá do Parque Estadual dos Três Picos.