Especial Semana da Mulher – 3ª edição do ‘Roda de Cultura’ traz poesia ao universo hip hop neste sábado (14) na Praça de Esportes Radicais

3ª edição do ‘Roda de Cultura’ traz poesia ao universo hip hop neste sábado (14) na Praça de Esportes Radicais

No próximo sábado (14), às 15h, acontece mais uma edição da Roda de Cultura, iniciativa realizada em parceria pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, e o Projeto Ponto de Luz.

Nesta 3º edição, o evento se alinha com a agenda mundial pelo mês da mulher. A ideia é incentivar a participação da mulher no espaço Hip Hop, ainda protagonizado pelo masculino. Isso, ainda, com a inserção de segundo elemento: o Slam. Será muita poesia, reflexão, música, dança, ritmo, integração, diversão e amizade. A Secretária de Cultura, Cléo Jordão, considera o projeto  fundamental para o fomento da diversidade cultural da cidade.

As Rodas de Cultura são eventos onde se reúnem todas as linguagens do movimento hip hop e da cultura urbana. O ponto alto é a disputa final das batalhas de rima dos MCs. As Rodas acontecem nas praças de todo Brasil. Os grupos das cidades  e das comunidades competem em eliminatórias para as ligas estadual e nacional, onde ganha o MC autor da rima perfeita, a que mais impressionar o público, tudo isso no improviso e ao som do beat do rap.

Em Teresópolis, o cenário do hip hop cresce exponencialmente. A primeira edição da Roda de Cultura, em 15/02, reuniu mais de cem pessoas em torno de 16 batalhas de rima. A segunda, no dia 29/02 já introduziu o Break. O mestre de cerimônia e organizador da Roda de Cultura, membro do coletivo Ponto de Luz, Tiago Corrêa, comentou: “nós temos público e uma demanda muito grande de artistas. Não tínhamos era, até então, o espaço para realizar”. O evento tem, agora, endereço fixo para ocorrer: a Praça de Esportes Radicais, ao lado da Rodoviária.