‘Escolas mais seguras’: professores municipais fazem curso de primeiros socorros

Compartilhar:

Dando continuidade ao projeto ‘Escolas mais seguras’, da Secretaria de Educação, nestas segunda (10) e terça (11) equipes das escolas municipais de 1º ao 9º ano participaram do curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros, no quartel do 16º Grupamento de Bombeiro Militar, em Pimenteiras. O objetivo é preparar os funcionários para prestar os primeiros atendimentos de suporte de vida em caso de acidente ou mal súbito no ambiente escolar, como quedas, desmaios, engasgos e sangramento nasal. 

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Rosana Mendes, “capacitar os educadores pensando em salvar vidas é primordial, pois são conhecimentos adquiridos que podem ser usados nos espaços educativos e no cotidiano. Afinal, ninguém está livre de uma situação inesperada”.

As aulas foram ministradas pelo 1º Sargento Bombeiro Militar Marcio Fragoso de Oliveira e Capitão Bombeiro Militar Estefani Maria Mattos Pellerano, com a participação de representantes de todas as Unidades Escolares do 1º ao 9º ano. Já os educadores de creches e centros municipais de Educação Infantil são atendidas nas próprias Unidades.

A medida atende a Lei Municipal 3.588/2017, que torna obrigatório o curso de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas e creches do município, públicas e privadas. Também cumpre a ‘Lei Lucas’ (Lei nº 13722/2018), com a mesma determinação. A lei leva o nome do menino Lucas Begalli Zamora de Souza, de 10 anos, que em 2017 morreu engasgado com um cachorro quente durante uma excursão escolar. 

Fotos: Divulgação