A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Meudon, realizou, na última semana, ação de conscientização do Novembro Azul pelas ruas do bairro. A equipe distribuiu panfleto informativo sobre o tema e orientou os homens abordados sobre a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.
Segundo dados do INCA, o câncer de próstata é o segundo câncer de maior incidência no Brasil, perdendo apenas para o câncer de mama. Se descoberto precocemente, a chance de cura é de 90% mas, por conta do preconceito que ainda existe por parte de alguns homens e da relutância em procurar um urologista, a equipe do CRAS Meudon decidiu entrar de cabeça na campanha do novembro azul e foi às ruas do bairro para dar orientações sobre o tema.
Para Tereza Alvarez, coordenadora do CRAS Meudon, ações como a que foi realizada por sua equipe são essenciais para quebrar os tabus que ainda existem sobre o exame de próstata: “Muitos homens não procuram um médico, principalmente quando falamos de um Urologista. É importante que eles percebam que a possibilidade do câncer é real, mas que um diagnóstico precoce faz toda a diferença na hora do tratamento”.
Homens a partir dos 40 anos devem fazer o exame de próstata anualmente. A detecção do câncer se dá através do exame de toque ou do exame de sangue PSA.
Fotos: Divulgação