ENCONTRO ‘DINAMITANDO A BUROCRACIA’: EMPRESAS PODERÃO CONSEGUIR ALVARÁ ELETRÔNICO EM ATÉ 24H

Cláudia Pacheco, coord. regional do Sebrae, destaca a importância de facilitar o processo de abertura de empresas

Evento da Jucerja, em parceria com Prefeitura e Sebrae, teve a participação de representantes de diversos órgãos explicando que empreender ficou mais fácil e rápido

Com o objetivo de mostrar como empreender ficou mais fácil e rápido, por meio da RedeSimples, representantes de diversos órgãos apresentaram suas experiências na busca da eficiência na abertura de empresas e emissão de certificações e de licenças ambientais no encontro ‘Dinamitando a Burocracia’. O evento, ocorrido no Sesc Teresópolis, nesta segunda-feira (20), reuniu cerca de 100 profissionais dos setores público e privado, trazendo uma excelente notícia: empresas poderão conseguir o Alvará eletrônico em até 24 horas, dependendo do tipo de empreendimento.

Estiveram presentes o prefeito Vinicius Claussen, secretários municipais, servidores envolvidos no processo de legalização de empresas, contadores, advogados, empresários e representantes de entidades. Durante o encontro, Vinicius Claussen ressaltou os benefícios de ter uma Delegacia da Jucerja em Teresópolis, com previsão para início de funcionamento em outubro.

“Quando a gente fala que, em breve, a cidade vai emitir um alvará, de forma eletrônica, em 24 horas, parece impossível. Porém, nesse seminário, vimos os caminhos a serem seguidos para se concretizar esse sonho. Os palestrantes mostraram que documentos que demoravam meses para serem liberados, com o Regin, ligado à RedeSimples, esse prazo diminui para dias. Acredito que a instalação da Delegacia da Jucerja em Teresópolis será uma indutora de desenvolvimento econômico-social da região”, afirmou o prefeito.

Para o presidente da Jucerja, Luiz Paranhos Velloso Jr., a descentralização e a simplificação dos processos são mudanças que vieram para contribuir positivamente.

“Fiquei muito feliz com o convite do prefeito Vinicius para a Jucerja estar em Teresópolis. A Delegacia vai proporcionar para a cidade uma integração com todos os órgãos participantes da RedeSimples. É muito importante que os empresários, contadores, advogados, tenham acesso, simultaneamente, a todos os órgãos e autarquias relacionadas a esse trabalho de abertura de empresas, certificações e licenças. Juntos, conseguimos construir um processo simplificado, seguro e desburocratizado, facilitando a vida do empreendedor”.

‘Dinamitando a Burocracia’

A importância da adesão à RedeSimples foi ressaltada pelos representantes do Sebrae, Cláudia Pacheco; da Secretaria de Fazenda de Teresópolis, Frederico Moreira Gomes; da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Igor Edelstein, representando também o Sincomercio; da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Marcos Freitas; do CRC/RJ (Conselho Regional de Contabilidade/RJ), Samir Ferreira; e do Sescon/RJ (Sindicato das empresas de serviços contábeis, Assessoramento, Perícias, informações e pesquisas do Estado do Rio de Janeiro), Renato Mansur.

O seminário teve como palestrantes Eliane Cardoso, da Superintendência da Vigilância Estadual; Rafael Lacerda, auditor fiscal da Secretaria Estadual de Fazenda; tenente-coronel Ananias, do Corpo de Bombeiros/RJ; Luiz Paranhos Velloso Jr, da Jucerja; Bruno Bravo, da AgeRio (Agência Estadual de Fomento); Marcos Lima, presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente); e Sérgio Mendes, subsecretário estadual de Meio Ambiente.

Fotos: Jorge Maravilha

Este post tem 2 comentários

1. Queremos parabenizar o novo prefeito Claussen ( nosso título de eleitor é de Teresópolis) e, advertir sobre a necessidade da defesa civil percorrer locais de risco antes das próximas chuvas do fim do ano. Incrivelmente foi concedida autorização para o corte do morro na vertical bem como de uma centena de árvores, no final da rua Guandu ( bem junto aos BOMBEIROS e à PM). Trata-se de anunciado desastre que a simples utilização de lonas não vai segurar(o barranco criado).

2. Um imenso e belíssimo pinheiro também está na lista dos condenados apesar da raridade ( fica na mesma rua defronte ao 420, ao lado das palmeiras imperiais). a notícia é que o PINHEIRO ESTÁ COM OS DIAS CONTATOS E, EM BREVE SERÁ SACRIFICADO

Comente: