Encerramento projeto ‘Mais Cultura nas Escolas’ em Venda Nova

Encerramento de projeto do ‘Mais Cultura nas Escolas’ acontece no Sobrado José Francisco Lippi

Contando com exibição de Documentário e visita ao Sobrado José Francisco Lippi, no 3º Distrito, os alunos da Escola Municipal Maria da Glória Gonçalves encerraram o projeto de resgate, preservação e divulgação da história das regiões de Imbiú e de Venda Nova, no 3º Distrito.

Diretora da escola, Aline Cardoso ressaltou o envolvimento de toda a comunidade na atividade. “É muito bacana esse resgate. A história quem faz somos todos nós e descobrir a identidade do lugar, quem foi Maria da Glória, entre outros conhecimentos que adquirirmos, tem imenso valor. As crianças e os familiares se envolveram bastante no projeto e tivemos excelentes resultados”.

A iniciativa, desenvolvida através do programa federal ‘Mais Cultura Nas Escolas’, se estendeu por dois anos quando os alunos puderam recuperar dados de suas histórias e de seus familiares, construindo assim uma identidade genealógica para os moradores das localidades.

Adriana Rezende, representante da Secretaria Municipal de Educação, destacou que “é  importante a integração da comunidade com a vida da escola e com o Sobrado José Francisco Lippi”.

Maria José Gonçalves, filha de Maria da Glória Gonçalves, falou sobre o orgulho em ter sua mãe como centro das pesquisas e homenagens do projeto. “Gostei demais de ver essa bonita homenagem para minha mãe. Ela sempre trabalhou muito na comunidade do Imbiú e também ajudava nas atividades em Venda Nova”.

Coordenadora do projeto, Raquel Furtado ressaltou a parceria do Museu com a escola e também a alegria das crianças em reencontrarem com a própria história. “Como coordenadora, ajudei a desenhar esse caminho, mas o trabalho foi acontecendo a cada passo, a cada sinal das crianças. É maravilhoso ver que elas se reconhecem como parte integrante do patrimônio do lugar onde vivem, entendem sua história”.

Fotos: Ascom/PMT

Comente: