‘Emprega Terê’: Pesquisa pretende auxiliar a realização de ações para aumentar a empregabilidade

Candidatos à vaga de emprego respondem à pesquisa quando buscam atendimento no SINE e os empregadores, pelo portal www.empreendedor.teresopolis.rj.gov.br.

Levantamento segue até 9 de abril

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, e o Conselho de Trabalho, Emprego e Renda de Teresópolis estão realizando uma pesquisa que objetiva auxiliar o desenvolvimento de ações para aumentar a empregabilidade do cidadão teresopolitano. Parceria entre Estado e Município foi formalizada no dia 5 de março, durante a visita do Secretário de Estado de Trabalho e Renda, Jorge Gonçalves da Silva, ao Prefeito Vinicius Claussen.

Tendo como público alvo os empregadores, os candidatos à vaga de emprego e os servidores públicos que operam o Sistema Nacional de Emprego (SINE), a pesquisa divulgará os resultados obtidos durante as comemorações pelo Dia do Trabalhador, celebrado no dia 1º de maio.

Os candidatos às vagas de emprego participam da pesquisa através de atendimento no SINE, localizado no Espaço do Empreendedor, no 1º piso da Prefeitura. Eles também têm acesso aos serviços de cadastro de currículo e de emissão da Carteira Profissional de Trabalho. Os empregadores podem participar através do portal www.empreendedor.teresopolis.rj.gov.br até o dia 9 de abril.

Os resultados, quantitativos e qualitativos, preservarão a identidade dos participantes, demonstrarão o perfil dos candidatos e quais as dificuldades encontrada por eles quando buscam uma oportunidade do primeiro emprego ou a recolocação no mercado. Também será apontado o perfil dos empregadores e as exigências para o preenchimento de uma vaga.

“A pesquisa vai auxiliar o aprimoramento das políticas públicas municipais para o estimulo à geração e manutenção do emprego, bem como a melhor distribuição de renda, como parte integrante do Programa Emprega Terê”, explica Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho. O ‘Emprega Terê’ foi lançado pela Gestão Municipal no final de outubro do ano passado e abrange várias medidas para geração de empregos e renda em Teresópolis.

Apoiam a iniciativa a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio de Teresópolis (Sincomércio).

Foto: AscomPMT