‘Emprega Terê’: Executivo apresenta pacote de incentivo a empregos na Câmara de Vereadores

O Prefeito Vinicius Claussen apresenta nesta terça, 29, na Câmara Municipal, a primeira fase do ‘Emprega Terê’, pacote de medidas para incentivar a geração de empregos e renda em Teresópolis.

“Estaremos na Casa Legislativa apresentando esse pacote aos vereadores que, tenho certeza, têm grande interesse no desenvolvimento do nosso município. Executivo e Legislativo devem caminhar juntos nas iniciativas que proponham a formalização de empreendedores, micro e pequenas empresas, a geração de emprego e renda e o fortalecimento socioeconômico de Teresópolis”, avalia Vinicius Claussen.

O programa é coordenado pelo Prefeito e elaborado pelas equipes técnicas das secretarias municipais de Trabalho, Ciência e Tecnologia, Fazenda, Administração e pela Procuradoria Geral.

A primeira etapa do pacote abrange cinco projetos de lei.

O da Lei Geral dos Pequenos Negócios pretende facilitar a relação de mercado entre micro e pequenos empresários e a Prefeitura, facilitando a abertura de novos negócios com legislação exclusiva, clara e objetiva. Os de Foodtrucks e de Ambulantes elencam regras para estimular novos empreendedores e facilitar a vida de quem já atua nos dois setores, trazendo a categoria para a formalização.

Já o de Cervejas Artesanais e Turismo tem como proposta impulsionar o comércio local. Teresópolis tem cerca de 10 fábricas com registro formalizado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que empregam em torno de mil pessoas no município. A meta é que elas expandam ainda mais os seus negócios, estimulando o comércio local e, ao mesmo tempo, movimentando o turismo na cidade, atraindo visitantes para conhecerem a qualidade e variedade da produção local de cervejas artesanais.

A Lei de Inovação, Ciência e Tecnologia leva em conta o crescimento do setor de TI no Brasil e que abrange as carreiras que mais empregaram em 2018. O setor possui 51 empresas atuando, com cerca de 1.200 pessoas ocupadas, com salário médio de 3,1 (salários mínimos). De acordo com o Plano Diretor, Ciência e Tecnologia, Turismo, Educação e Agricultura são vocações de Teresópolis. A lei estabelece medidas de incentivo às atividades de ciência, tecnologia, inovação e de empreendedorismo já existentes, com o principal objetivo de atrair novas empresas, gerar novos empregos e oportunizar o aumento de renda.