O edital de convocação de todos os órgãos e instituições que compõem o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Teresópolis para a assembleia geral foi publicado no Diário Oficial eletrônico na última quarta-feira, 15 https://atos.teresopolis.rj.gov.br/diario/#/diario/2841.
Convocada pelo secretário municipal de Ciência e Tecnologia, André Muniz, a reunião será realizada no próximo dia 3 de fevereiro, às 15h, no Teatro Municipal, na Prefeitura. Em pauta, a eleição do mandato do colegiado para o biênio 2025/2027.
Composição do Conselho
– Poder Público:
I – Prefeitura de Teresópolis
Secretarias municipais de Ciência e Tecnologia, de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, de Planejamento e de Educação.
II – Câmara Municipal:
Um vereador representando o Poder Legislativo.
III – Associações Públicas, entidades representativas de categoria científica:
Um representante de Fundações Públicas ou Consórcios Universitários Públicos.
Um representante de Universidades Públicas.
Um representante de Instituições Públicas de Ensino Técnico e Profissionalizante.
– Sociedade Civil
Oito representantes, um de cada categoria: associações de desenvolvimento de parques tecnológicos; instituições de fomento e apoio às empresas; universidades privadas filantrópicas; universidades privadas; Sistema ‘S’; movimentos empreendedores; instituições do comércio, da indústria e de serviços; e instituições particulares de ensino técnico e profissionalizante.
O Conselho
O Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia é um órgão permanente integrante da Administração Pública de caráter técnico-científico, constituído por representantes da Prefeitura, Câmara e Entidades Privadas representativas da Categoria Econômica ou Profissional da área de ciência e tecnologia.
É a instância deliberativa, formuladora e fiscalizadora da Política de Inovação, Ciência e Tecnologia e Empreendedorismo. Sua estrutura e funcionamento estão vinculados à Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.
Todas as ações que envolvam a aplicação da Política Municipal de Inovação, Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo devem ser apreciadas e aprovadas pelo Conselho, além de serem integradas ao Sistema Municipal de Inovação.