Dona de cavalos de raça é denunciada e autuada por maltratar os animais

Numa ação realizada nesta terça, 7, equipe da COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal), fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e veterinário da Secretaria de Agricultura encontraram 9 cavalos desnutridos, dos quais seis são da raça Quarto de Milha, em um sítio na localidade de Cruzeiro, no 2º Distrito de Teresópolis.

Os animais eram mantidos em situação precária, sem receber água ou comida. A criadora foi autuada e a equipe lavrou um termo de fiel depositário, determinando várias ações para a recuperação dos cavalos.

“Recebemos a denúncia e fomos ao local, onde constatamos a situação degradante da criação inadequada e em local impróprio. Foi lavrado um termo de fiel depositante, com diversas exigências que a proprietária deve cumprir para a recuperação da saúde dos cavalos. Caso algum deles venha a óbito, a criadora poderá ser responsabilizada criminalmente”, explicou Jackson Muci, coordenador da COPBEA. Ele ressalta que a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente vai acompanhar a situação para constatar o cumprimento das exigências.

Cadela resgatada

Em outra ação nesta terça-feira, 7, atendendo a pedido de ajuda feito por moradores vizinhos, equipes da COPBEA/Secretaria de Meio Ambiente e do Setor de Zoonoses/Secretaria de Saúde resgataram uma cadela abandonada há vários dias em uma quadra, perto do ponto final do ônibus do bairro Pimentel. “Sem comida, nem água, a cadela sem raça definida foi medicada e encaminhada para tratamento no Centro de Triagem Animal, no Fischer. Assim que estiver recuperada, ela será colocada para adoção”, relatou Jackson Muci.

A população pode fazer denúncias de maus-tratos e de abandono de animais peloss telefone da Ouvidoria Geral da Prefeitura (162 e/ou 2742-5074) ou pelo aplicativo e-Ouve. Sobre cavalos e outros animais de grande porte perambulando em via pública, o contato pode ser feito diretamente com a Guarda Civil Municipal (3642-8299).