Diretoria da Rota Cervejeira RJ se reúne com secretários de turismo da região serrana para discutir parcerias

Você está visualizando atualmente Diretoria da Rota Cervejeira RJ se reúne com secretários de turismo da região serrana para discutir parcerias
Compartilhar:

Objetivo é não só impulsionar o turismo cervejeiro, mas todo o trade turístico da região serrana do Rio de Janeiro.

A diretoria da Rota Cervejeira RJ (Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro – Accerj-Tur) se reuniu na manhã desta quarta-feira (26/05) com os secretários de Turismo de Petrópolis, Samir El Ghaoui; Teresópolis, Maurício Weichert; Nova Friburgo, Maria Angélica Rocha; Cachoeiras de Macacu, Paulo Schiavo; e Guapimirim, Mário Seixas, para discutir parcerias entre a associação e os respectivos municípios. O objetivo foi alinhavar parcerias para a criação de produtos (vídeos, folders, e equipamentos de comunicação de uso geral das secretarias e da própria associação turístico-cervejeira em eventos) para divulgar e impulsionar não só o turismo cervejeiro, mas todo o trade turístico da região.

De acordo com Maurício Almeida, presidente da Accerj-Tur, a criação de uma parceria oficial entre a Rota Cervejeira RJ e os municípios vai ajudar a alavancar toda a economia da região neste pós-pandemia de Covid-19. “Sabemos das dificuldades de todos os municípios nesta pandemia, de nossas cervejarias, e também dos problemas econômicos enfrentados pelos hotéis, restaurantes, bares e demais setores do trade turístico. O objetivo desta parceria que estamos propondo é criar novas possibilidades de divulgação de nossos atrativos e assim impulsionar a economia de toda a região”, declarou.

Para Gilmar Carvalho, diretor da Accerj-Tur e da Cervejaria Bohemia, a reunião serviu também para colocar a associação à disposição das secretarias para ações conjuntas de divulgação dos municípios. “Participamos de vários eventos cervejeiros o ano inteiro e, além de divulgarmos nossas marcas, também podemos e devemos divulgar os roteiros turísticos das cidades envolvidas. Todo o setor turístico cervejeiro da serra sai ganhando com isso!”, ressaltou.

O secretário de Turismo de Teresópolis, Maurício Weichert, reforçou seu apoio à Rota Cervejeira RJ e ressaltou sua liderança e referência no processo de Turismo Cervejeiro no Brasil. “Propomos assinar um Termo de Cooperação Institucional para qualificação do Trade Turístico de Teresópolis sobre o Turismo Cervejeiro, além de compartilhar ações de marketing e publicidade sobre o tema. Também queremos trabalhar em conjunto para realização de eventos cervejeiros em Teresópolis e colocar em exposição as experiências turísticas cervejeiras da Serra na Feirarte, popularmente conhecida como Feirinha de Teresópolis”, comentou o secretário.

A Rota Cervejeira RJ conta hoje com 24 cervejarias associadas, nos cinco municípios que participaram da reunião virtual, muitas delas com beer tours e atrativos turísticos e gastronômicos que recebem milhares de visitantes todos os anos.

“Trabalhamos aqui na Rota pela organização e valorização de um potencial mercado que hoje é responsável por uma parcela significativa da economia do Estado. Contribuímos não só como turismo e a economia local, mas com o fomento ao turismo nacional. Teresópolis e Petrópolis, por exemplo, receberam os títulos de Capital Nacional do Lúpulo e Capital Estadual da Cerveja, respectivamente, e precisam trabalhar mais fortemente esta chancela para impulsionar o turismo das cidades. Mais de 20 mil pessoas passam, por ano, pelos beer tours da região e este número só tende a subir nos próximos dois anos. Nossa conversa de hoje serviu para alinhavar parcerias que serão importantes para a divulgação de todo o trade turístico das cinco cidades”, comentou Ana Claudia Pampillón, coordenadora da Rota Cervejeira RJ.

Para a diretoria da Rota Cervejeira RJ, a construção de parcerias com os municípios tem como foco principal a divulgação do Turismo Cervejeiro nos eventos de turismo que acontecem em todo o país, ampliando, desta forma, o leque de roteiros da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Também participaram da reunião o diretor da Rota Cervejeira RJ e diretor da Cervejaria Bohemia, Gilmar Carvalho; os assessores de Marketing e de Imprensa da Rota Cervejeira RJ, Rafael Ribeiro e Andreia Constâncio; Rogério Elmor, Assessor Especial da Turispetro; Luciano do Carmo, assessor de Comunicação da Turispetro; Indy Souza, assessora Operacional de Eventos da Turispetro; e o Turismólogo de Cachoeiras de Macacu, Jobel Mendes.