Dia Estadual de Redução de Riscos e Desastres: Defesa Civil faz ação de conscientização em parceria com Educação e Saúde

Dia Estadual de Redução de Riscos e Desastres: Defesa Civil faz ação de conscientização em parceria com Educação e Saúde

Marcando o Dia Estadual de Redução de Riscos e Desastres, instituído em 29 de novembro, a Defesa Civil de Teresópolis promoveu nesta terça-feira (29) uma ação educativa. O objetivo foi conscientizar a população sobre a necessidade da criação da cultura de prevenção a desastres naturais. A atividade foi realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação. 

Os contemplados foram os 125 alunos da Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira, de Três Córregos, que receberam informações sobre prevenção de riscos hidrológicos e geológicos, além das medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Durante a atividade, que incluiu palestras e distribuição de informativos, brindes e cartilhas, foi aberto um bate-papo com os estudantes, que se mostraram conhecedores dos assuntos abordados. 

Para o secretário municipal de Defesa Civil, Breno Correia, as crianças têm um papel fundamental em casa, no processo de conscientização. “Elas são multiplicadoras das informações passadas aqui, e o diferencial é que criança, depois que aprende, cobra mais dos adultos”, comentou Breno, informando ainda que a iniciativa será levada a outras escolas. 

Segundo a diretora da escola, Ana Claudia Duarte Silva, a ação é muito bem-vinda na comunidade. “Essas informações são fundamentais para a população de Três Córregos, que foi uma das áreas atingidas pela enchente de 2011. Todos se preocupam com essas questões e estão sempre alertas quanto aos problemas ocasionados pelas chuvas. E começar pelas crianças é ótimo, porque aprendem rápido!”, disse Ana. 

Aluno do 2º ano, Hugo Bernardino fez questão de falar o que aprendeu. “Eu aprendi que não pode morar em baixo de barreira porque pode cair em cima da nossa casa, não pode deixar água parada em nenhum lugar e nem jogar lixo no rio e nem na rua”, pontuou o menino. 

Texto- Gisele Barreto
Fotos – Jorge Maravilha

Fechar Menu
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: