DESTAQUES DAS AÇÕES DA SECRETARIA DE TRABALHO EM 2016
Aumento da captação de vagas e de encaminhamento para empresas; Qualificação da mão de obra;
Campanha de inserção de profissionais com deficiência no mercado; e Projeto ‘Esse Palco vai dar Trabalho’ na Feirinha do Alto
Durante 2016, a gestão da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária investiu na capacitação profissional dos teresopolitanos, oferecendo cursos de elaboração de currículo, de informática e de noções de construção civil. A Secretaria também aumentou consideravelmente a captação de vagas e de encaminhamento para entrevistas em empresas, inclusive com campanha para inserção de profissionais com deficiência no mercado. Além disso, o projeto ‘Esse Palco vai dar Trabalho’, promovido na Feirinha do Alto, com apresentações culturais, é um sucesso.
“Por orientação do Prefeito Mario Tricano, investimos na capacitação profissional dos trabalhadores teresopolitanos, com o objetivo de aumentar as chances de inserção dessas pessoas no mercado. Além disso, nos preocupamos em reorganizar a Feirinha, com reforço das equipes de limpeza e de fiscalização no local, e nos reunirmos com expositores e com montadores para tratar da reordenação do espaço”, frisou o secretário da pasta, Marcus Vinicius Ramos (Marcão), pontuando o sucesso do projeto ‘Esse Palco vai dar Trabalho’, na Feirinha, aos sábados, domingos e feriados, com shows musicais, peças teatrais, etc.
Por iniciativa da Secretaria de Trabalho, os agentes do ‘Vaga Certa’, que trabalham no entorno da Feirinha do Alto, passaram a atuar uniformizados e portando um crachá com sua identificação para que os motoristas possam identificá-los com mais facilidade. A Feirinha de Teresópolis é realizada na Praça Higino da Silveira, no Alto. Reúne em torno de 1.200 expositores, entre titular e ajudante, distribuídos em 620 estandes.
Mais uma conquista da gestão do secretário Marcão foi o retorno da emissão Carteira de Trabalho pelo Sine, vinculado à Secretaria de Trabalho, depois de dois anos sem o serviço ser prestado pelo governo municipal. Outra boa notícia é que, de acordo com relatório do Ministério do Trabalho, Teresópolis se destacou por ser o único município do estado a ficar com saldo positivo de empregos formais gerados no mês de março desse ano.
A ação solidária voltada para o corte de cabelos gratuito, promovida no Mercado Popular em parceria com a Avamt (Associação de Vendedores Autônomos do Município de Teresópolis), também demonstrou a preocupação da Secretaria com as questões sociais: O material foi doado para o Setor de Oncologia do Hospital São José, visando à confecção de perucas para pacientes que perderam os cabelos por causa do câncer.
A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e o Sine, vinculado à Pasta, funcionam no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas (Av. Lúcio Meira, 375/1º piso, Várzea).
Fotos: PMT
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”393″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”999″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]