Desenvolvimento Social divulga atendimento semestral do CREAS

Compartilhar:

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social continua prestando conta dos atendimentos à população, que seguem com todas as medidas restritivas e sanitárias por conta da pandemia de Covid-19. Agora, é a vez do Centro de Referência Especializado em Assistência Social do município.

De janeiro a junho, a unidade fez 1.282 atendimentos assistenciais; 231 atendimentos psicológicos; 43 orientações jurídicas; 71 visitas domiciliares; 78 abordagens diurnas e 13 noturnas. Até 17 de março, foram retomados os grupos de apoio ‘Eu existo’, destinado a idosos, e ‘Reintegra’, direcionado às pessoas em situação de rua acolhidos no abrigo municipal da Associação Beneficente Sopão.

Auxílio na montagem de cestas de alimentos e kits de limpeza para distribuição pelos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), ações de conscientização nos bairros contra aglomeração e distribuição de máscaras são outras atividades realizadas no 1º semestre.

“Os dados apresentados mostram o empenho das equipes técnicas do CREAS e dos nossos CRAS em acolher e prestar todo suporte possível do poder público a quem se encontra em vulnerabilidade social, antes ou durante a pandemia. A rotina dos colaboradores desses equipamentos assistenciais é garantir os direitos e promover o bem estar da parcela mais vulnerável da população”, pontua o Prefeito Vinicius Claussen.

O CREAS é uma unidade pública de política de assistência social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou cujos direitos foram violados O público-alvo são famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social com violação de direitos, como violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade por adolescentes, entre outras.                              

Confira os principais atendimentos do CREAS no 1º Semestre de 2020:

  • Janeiro:
  1. Visitas domiciliares: 13
  2. Atendimentos realizados: 289
  3. Abordagens diurnas: 05
  4. Atendimentos psicológicos individuais: 50
  5. Atendimentos jurídicos: 05
  • Fevereiro:
  1. Retorno do grupo “Eu existo”, direcionado aos idosos.
  2. Retorno do grupo “Reintegra”, direcionado às pessoas em situação de rua acolhidas no abrigo municipal.
  3. Retorno do grupo direcionado aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
  4. Visitas domiciliares: 18
  5. Atendimentos realizados: 223
  6. Abordagens diurnas: 03
  7. Abordagens noturnas: 07
  8. Atendimentos psicológicos individuais: 78
  9. Atendimentos jurídicos: 05
  • Março:
  1. Suspensão do atendimento presencial e início do trabalho no sistema de home office devido à pandemia de Covid-19.
  2. Atendimentos telefônicos para os casos em acompanhamento.

Obs.: Até suspensão das atividades presenciais foram realizados os seguintes serviços:

  1. Visitas domiciliares: 09
  2. Atendimentos realizados: 115
  3. Abordagens diurnas: 11
  4. Ações noturnas: 02
  5. Atendimentos psicológicos individuais: 38
  6. Atendimentos jurídicos: 10
  • Abril:
  1. Atendimento home office – psicologia.
  2. Montagem de 224 cestas básicas e 191 kits de limpeza com doações recebidas, todos encaminhados para os CRAS distribuírem às famílias acompanhadas.
  3. Visitas domiciliares: 03
  4. Atendimentos realizados: 127
  5. Abordagens diurnas: 05
  6. Ações noturnas: 02
  7. Atendimentos psicológicos individuais: 20
  8. Atendimentos jurídicos: 05
  9. Ações de conscientização e distribuição de kits de higiene pessoal para pessoas em situação de rua nas praças de Santa Teresa e Olímpica e no aterro sanitário.
  • Maio:
  1. Ações diárias a partir do dia 05/05, de 14 às 17h, nas principais praças e bairros da cidade, com distribuição de máscaras e orientações contra aglomerações e a importância do cumprimento do isolamento social.
  2. Recebimento e montagem de cestas de legumes e verduras enviadas ao CRAS.
  3. Atendimento aos benefícios eventuais (cestas básicas/CONLESTE): 64 cestas distribuídas aos motoristas e auxiliares de transporte escolar do município, em razão da ausência de renda pela suspensão das atividades escolares.
  4. Visitas domiciliares: 10
  5. Atendimentos realizados: 168
  6. Abordagens diurnas: 08
  7. Ações noturnas: 02
  8. Atendimentos psicológicos individuais: 15
  9. Atendimentos jurídicos: 08 

Obs.: Retomada do horário normal de atendimentos: 18 de maio, de 9h às 17h.

  • Junho:
  1. Entrega de 197 cestas de alimentos da agricultura familiar (Fundação Banco do Brasil/Emater-Rio).
  2. Orientação sobre auxílio emergencial e para expedição de 2ª via de documentos.
  3. Visitas domiciliares: 18
  4. Atendimentos realizados: 360
  5. Abordagens diurnas: 46
  6. Atendimentos psicológicos individuais: 30
  7. Atendimentos jurídicos: 10