A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social continua prestando conta dos atendimentos à população, que seguem com todas as medidas restritivas e sanitárias por conta da pandemia de Covid-19. Agora, é a vez do Centro de Referência Especializado em Assistência Social do município.
De janeiro a junho, a unidade fez 1.282 atendimentos assistenciais; 231 atendimentos psicológicos; 43 orientações jurídicas; 71 visitas domiciliares; 78 abordagens diurnas e 13 noturnas. Até 17 de março, foram retomados os grupos de apoio ‘Eu existo’, destinado a idosos, e ‘Reintegra’, direcionado às pessoas em situação de rua acolhidos no abrigo municipal da Associação Beneficente Sopão.
Auxílio na montagem de cestas de alimentos e kits de limpeza para distribuição pelos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), ações de conscientização nos bairros contra aglomeração e distribuição de máscaras são outras atividades realizadas no 1º semestre.
“Os dados apresentados mostram o empenho das equipes técnicas do CREAS e dos nossos CRAS em acolher e prestar todo suporte possível do poder público a quem se encontra em vulnerabilidade social, antes ou durante a pandemia. A rotina dos colaboradores desses equipamentos assistenciais é garantir os direitos e promover o bem estar da parcela mais vulnerável da população”, pontua o Prefeito Vinicius Claussen.
O CREAS é uma unidade pública de política de assistência social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou cujos direitos foram violados O público-alvo são famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social com violação de direitos, como violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade por adolescentes, entre outras.
Confira os principais atendimentos do CREAS no 1º Semestre de 2020:
- Janeiro:
- Visitas domiciliares: 13
- Atendimentos realizados: 289
- Abordagens diurnas: 05
- Atendimentos psicológicos individuais: 50
- Atendimentos jurídicos: 05
- Fevereiro:
- Retorno do grupo “Eu existo”, direcionado aos idosos.
- Retorno do grupo “Reintegra”, direcionado às pessoas em situação de rua acolhidas no abrigo municipal.
- Retorno do grupo direcionado aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
- Visitas domiciliares: 18
- Atendimentos realizados: 223
- Abordagens diurnas: 03
- Abordagens noturnas: 07
- Atendimentos psicológicos individuais: 78
- Atendimentos jurídicos: 05
- Março:
- Suspensão do atendimento presencial e início do trabalho no sistema de home office devido à pandemia de Covid-19.
- Atendimentos telefônicos para os casos em acompanhamento.
Obs.: Até suspensão das atividades presenciais foram realizados os seguintes serviços:
- Visitas domiciliares: 09
- Atendimentos realizados: 115
- Abordagens diurnas: 11
- Ações noturnas: 02
- Atendimentos psicológicos individuais: 38
- Atendimentos jurídicos: 10
- Abril:
- Atendimento home office – psicologia.
- Montagem de 224 cestas básicas e 191 kits de limpeza com doações recebidas, todos encaminhados para os CRAS distribuírem às famílias acompanhadas.
- Visitas domiciliares: 03
- Atendimentos realizados: 127
- Abordagens diurnas: 05
- Ações noturnas: 02
- Atendimentos psicológicos individuais: 20
- Atendimentos jurídicos: 05
- Ações de conscientização e distribuição de kits de higiene pessoal para pessoas em situação de rua nas praças de Santa Teresa e Olímpica e no aterro sanitário.
- Maio:
- Ações diárias a partir do dia 05/05, de 14 às 17h, nas principais praças e bairros da cidade, com distribuição de máscaras e orientações contra aglomerações e a importância do cumprimento do isolamento social.
- Recebimento e montagem de cestas de legumes e verduras enviadas ao CRAS.
- Atendimento aos benefícios eventuais (cestas básicas/CONLESTE): 64 cestas distribuídas aos motoristas e auxiliares de transporte escolar do município, em razão da ausência de renda pela suspensão das atividades escolares.
- Visitas domiciliares: 10
- Atendimentos realizados: 168
- Abordagens diurnas: 08
- Ações noturnas: 02
- Atendimentos psicológicos individuais: 15
- Atendimentos jurídicos: 08
Obs.: Retomada do horário normal de atendimentos: 18 de maio, de 9h às 17h.
- Junho:
- Entrega de 197 cestas de alimentos da agricultura familiar (Fundação Banco do Brasil/Emater-Rio).
- Orientação sobre auxílio emergencial e para expedição de 2ª via de documentos.
- Visitas domiciliares: 18
- Atendimentos realizados: 360
- Abordagens diurnas: 46
- Atendimentos psicológicos individuais: 30
- Atendimentos jurídicos: 10