Assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis compareceram, na última sexta-feira, 27, ao Primeiro Seminário de Vigilância Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Rio de Janeiro. Organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o evento teve como objetivo pautar as temáticas que envolvem as bases estruturais do setor de vigilância, estruturação no organograma das Secretarias Municipais e suas ferramentas e possibilidades.
O Setor de Vigilância Socioassistencial possibilita a supervisão das atividades de planejamento, organização e execução das ações desenvolvidas pela gestão e pelos serviços da rede socioassistencial, garantindo a proteção e defesa do público atendido pela Política Nacional de Assistência Social, através da maior cobertura de atendimento e abrangência de um maior número populacional, gerando assim resultados de forma mais eficiente e eficaz. As assistentes sociais teresopolitanas puderam aprimorar seus conhecimentos acerca do tema para que aplicassem o conhecimento adquirido os adaptando para a realidade local.
Além das mesas de abertura e encerramento, o seminário contou com duas mesas temáticas: a primeira abordando as “Bases estruturais da Vigilância Socioassistencial do SUAS”, ministrada pela Dra. Isadora Modesto, pesquisadora do Núcleo de cidades e territórios do Programa de pós-graduação da PUC São Paulo, e pela Dra. Viviane Pereira Santos, servidora da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, na Secretaria Municipal de Assistência Social; e a segunda, denominada “Ferramentas, possibilidades e Funções”, abordando o sistema de informação, base de dados e indicadores como ferramentas do setor para melhorar a execução do serviço e maior eficácia no planejamento da Política de Assistência Social dos Municípios.
Foto: Divulgação