‘Desafio dos Vagões’ 2017 tem cerca de 300 corredores e meia tonelada de alimentos arrecadados

Teresopolitano Marcos Paim é bicampeão da competição

Com a participação de cerca de 300 corredores de várias cidades do estado do Rio de Janeiro, a 2ª edição do ‘Desafio dos Vagões’ Teresópolis-Itaipava aconteceu no último final de semana, tendo como bicampeão o teresopolitano Marcos Paim. A solidariedade também é uma característica da iniciativa. Foi arrecadada meia tonelada de alimentos, que será doada para entidades de assistência social.

O evento teve a participação de crianças no sábado à tarde, como incentivo à prática esportiva e também à renovação do atletismo. Mônica Oliveira, mãe de Pedro Henrique, de 12 anos, ficou orgulhosa com a vitória do filho. “Estou muito emocionada. Eles ficam ansiosos e a gente que é mãe também fica. Mas, foi uma experiência ótima. Foi perfeito!”, disse Mônica.

Idealizador e um dos organizadores do evento, o dentista e corredor de montanha Gustavo Alves comentou sobre os percursos desse ano e que em 2018 a prova terá novidades. “Esse ano, são três percursos, de 53km, 34km e 14km, sendo que os atletas passam por lugares belíssimos, com trilhas famosas. E para 2018, vamos inverter Largada e Chegada, ou seja, os atletas sairão de Itaipava, com chegada e entrega de medalhas em Teresópolis. Vai ser muito bacana também”, destacou Gustavo, pontuando a importância do apoio do Governo Municipal para a realização da competição, em especial, às secretarias de Esportes, de Saúde e de Segurança Pública, através da Guarda Municipal.

No domingo pela manhã teve início em Teresópolis o ‘Desafio dos Vagões’ para os adultos. Atletas da Região Serrana, da capital e Região dos Lagos estavam entre os competidores. “Depois de seis meses treinando para essa prova, a minha expectativa é me sentir bem, me divertir e aproveitar o percurso. Eu já fiz uma parte da prova e os lugares são lindos”, comentou a teresopolitana Carolina Nunes.

Jornalista e ultramaratonista há um ano, a carioca Karine Thames, frisou os benefícios do esporte. “O atletismo traz um desafio diferente a cada competição. E isso me estimula a sempre superar meus limites. Além de fazer bem para a saúde, é um estilo de vida. Um desafio a cada momento.”

Fotos: Davi Almada / Ascom-PMT