Defesa Civil marca presença em evento regional sobre prevenção a desastres

1O secretário municipal de Defesa Civil, Breno Correia, representou Teresópolis no último sábado, dia 28, em encontro para debater um programa contínuo de prevenção de desastres naturais. Iniciativa da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), o evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Nova Friburgo.

Estiveram presentes no diálogo público a procuradora de Justiça Denise Tarin, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o superintendente operacional da Sedec-RJ, coronel Marcelo Hess, e a professora sênior Norma Felicidade Lopes Valêncio, de Ciências Ambientais da Universidade de São Carlos. Também participaram representantes das Defesas Civis de Nova Friburgo, Bom Jardim, Cordeiro e de Niterói, representantes do Corpo de Bombeiros, Instituto Estadual do Ambiente e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais no Rio de Janeiro, entre outras autoridades.

“Foi uma excelente oportunidade para firmar parceria com a Universidade de São Carlos tendo em vista programas de educação, e também para estreitar os laços com a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores”, pontuou Breno Correia.

Desde 2011, a Defesa Civil de Teresópolis vem intensificando ações preventivas. Inclusive, duas iniciativas do Município foram elogiadas durante encontro do MPRJ e da Sedec-RJ, realizado no dia 18 de janeiro, e receberam indicação para serem adotadas por outras cidades. Uma delas é o uso dos auto-falantes das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme para avisar os moradores sobre a previsão de chuvas fortes. Outra medida é a criação do aplicativo AlertasDCT, pelo qual é possível, através de smartphone, manter a população atualizada, em tempo real, sobre os riscos de cheias nos rios e outros desastres naturais.

Fotos: Divulgação
Legendas: Autoridades participam de encontro regional e debatem programa contínuo de prevenção a desastres naturais