Defesa Civil instala Centro de Comando e Controle

Com o objetivo de melhor atender a população, visto que Teresópolis se encontra em estado de alerta por conta das chuvas, foi instalado na Defesa Civil Municipal um Centro de  Comando e Controle. Segundo o órgão, as ocorrências mais graves são a destruição de um posto de saúde no bairro Granja Florestal e o alagamento da casa de repouso Lar Feliz, em Providência, no 2º Distrito. Não há registro de óbitos, nem feridos.

“Estamos no que se chama de desastre de evolução gradual, por conta da previsão da continuidade da chuva. A cada ocorrência os danos são contabilizados e analisados. Por isso montamos o Centro de Comando e Controle, na Defesa Civil, que vai gerenciar todas as necessidades em relação a desastres e, a partir daí, serão tomadas as providências pertinentes a cada caso”, destacou o secretário Roberto Silva.

A decisão foi tomada em reunião realizada na tarde deste sábado, 16, na Prefeitura e que contou com a participação dos secretários municipais de Governo, Alex Castellar, de Defesa Civil, Roberto Silva, de Desenvolvimento Social, Tania Iorio, de Saúde, Henrique Medina, de Agricultura, Fernando Mendes, de Meio Ambiente, Eduardo Niebus, e o Procurador do Município, Daniel Felipe dos Santos. O secretário de Serviços Públicos, Marcos Antonio da Luz, percorre com equipes as áreas afetadas por deslizamentos de terra para liberação de passagem.

“Todos os secretários municipais estão mobilizados, por determinação do prefeito Márcio Catão. O Município está preparado para esta situação e organizando toda estrutura para atender a população. Nossa primeira ação é a preservação de vidas, a segunda a desobstrução de acessos e a terceira a limpeza das áreas afetadas”, pontuou o secretário municipal de Governo, Alex Castellar.

As secretarias estaduais do Ambiente e de Obras estão enviando equipamentos para liberação de rua no bairro Granja Florestal e a Secretaria Estadual de Saúde está liberando um kit de calamidade. Trata-se de uma série de medicamentos específicos para atender vítimas de desastras naturais, como antibióticos e analgésicos, sais de reidratação, ataduras e luvas, entre outros itens.

Equipes da Prefeitura estão percorrendo as áreas afetadas para levantamento de danos e prejuízos e avaliando a situação de Teresópolis após as chuvas das últimas 24 horas. Como há previsão de continuidade da chuva para os próximos dias, a Prefeitura está deixando de prontidão equipes da Secretaria de Educação, no caso da necessidade de funcionamento de pontos de apoio ou abrigos emergenciais em escolas municipais. Também estão sendo acionados funcionários da Secretaria de Esportes para qualquer eventualidade, visto que o Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, poderá ser transformado em ponto de recebimento de doações.

Todas as ações de vistoria e avaliação de risco cabem à Defesa Civil, que pode ser acionada pelo telefone de emergência 199. Já o socorro fica por conta do Corpo de Bombeiros, cujo contato é feito pelo telefone de plantão 193.

Foto: AscomPMT
Foto destaque: Secretários da equipe do prefeito Márcio Catão instalam Centro de Comando e Controle: Teresópolis está em estado de alerta por conta da chuva