Plano municipal prevê ampliar medidas de proteção e defesa animal, além de promover ações educacionais
Um importante passo foi dado nesta quinta-feira (16) com relação à proteção e defesa dos animais. O prefeito Vinicius Claussen e a primeira-dama, Paula Schütte, receberam representantes de organizações e defensores da causa para a apresentação de um fluxograma de ações relacionadas ao tema, entre elas, a elaboração do plano da gestão municipal relativo ao bem-estar animal.
A reunião contou com a participação de secretários e subsecretários de pastas envolvidas diretamente no projeto e de representantes da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Câmara Municipal.
O coordenador do projeto de defesa animal, Jackson Muci, apresentou o fluxograma que tem por objetivo ampliar as medidas de proteção dos animais em Teresópolis, por meio da criação de legislação municipal específica e de ações educacionais, entre outras atividades.
Durante o encontro, os defensores mostraram questões como a reestruturação do Centro de Triagem Animal, no Fischer, a criação de setor específico para o bem-estar animal, implementação de políticas de proteção e posse responsáveis e mais rigidez nas situações como maus tratos e abandono.
Vinicius Claussen destacou a união do Poder Público e de toda a sociedade para que o projeto seja bem sucedido. “A gestão municipal não está medindo esforços para que o plano relativo ao bem-estar animal seja colocado em prática, de forma efetiva e eficiente, o mais breve possível. Nosso objetivo é realizar, junto com os protetores dos animais, as ONGs e os voluntários, um trabalho digno, com os animais recebendo o atendimento que merecem”, afirmou o prefeito, destacando ainda a dedicação da primeira-dama, Paula Schütte, e do time de secretários envolvidos na proposta.
A previsão é de que o decreto de criação do plano municipal relativo ao bem-estar animal seja assinado pelo prefeito no próximo dia 29, durante o retorno da apresentação do ‘Quartas Ambientais’, um projeto que voltará a acontecer em Teresópolis. A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente terá edições mensais com o objetivo de conscientizar líderes comunitários, estudantes, gestores públicos e pessoas interessadas sobre a importância da preservação ambiental.
Fotos: Marcelo Roza