Curso de desenho e pintura encerra 2016 com exposição de alunos

O dom de retratar realidade e sonhos

Curso de desenho e pintura encerra 2016 com exposição de 25 alunos na Casa de Cultura Adolpho Bloch

“A nossa ideia é proporcionar uma vivência prática, com o objetivo de fornecer recursos técnicos tanto no desenho quanto na pintura”, explicou o professor Ricardo Guarilha, do “Ateliê Livre – Desenho e Pintura” da Casa de Cultura Adolpho Bloch, da Prefeitura de Teresópolis.

O professor também foi o responsável por montar uma bela exposição, na Galeria de Arte da casa, com obras realizadas pelos seus 25 alunos, inaugurada na sexta-feira, 9 de dezembro. “Tem de todos os estilos consagrados: expressionismo, surrealismo, abstracionismo, impressionismo, naïf”, esclareceu Guarilha. A exposição, que celebra o encerramento do curso em 2016, fica na Casa de Cultura até 15 de janeiro de 2017.

“Eu fiz uma espécie de passo a passo, com exercícios de proporção, volume, perspectiva, composição e teoria das cores, aliando a isso abordagens conceituais”, acrescentou o professor, que é funcionário da Secretaria de Cultura, responsável pelo curso. Guarilha explicou que a turma reúne alunos novatos, que começaram esse ano, e também veteranos, ou seja, gente que já está ali há quatro ou cinco anos. “Um ajuda na vivência e o outro nas ideias novas. É uma troca”, comentou.

Um dos destaques é a aluna Helena B. Coutinho, de 64 anos, que está há cinco no curso. “Ela pinta um quadro em 15 minutos”, relatou o professor. Helena é de origem humilde e sempre amou arte. “Trabalhei a vida inteira, e ainda trabalho, em casa de família. Hoje sou faxineira e de tanto ver aquelas casas lindas, arrumá-las até ficarem impecáveis, com aqueles quadros bonitos, eu pensei que também queria pintar aquilo, retratar a natureza, os pássaros, as montanhas, as árvores”, disse ela, que tem três quadros expostos na galeria.

A Casa de Cultura Adolpho Bloch fica na Praça Juscelino Kubitschek, s/nº, no bairro de Fátima.

Texto: Ney Reis/Secretaria de Cultura
Fotos: Marcelo Roza