2º Curso em Defesa Civil reúne voluntários

Difundindo a cultura da prevenção: Secretário de Defesa Civil, coronel Ricardo Leal, com o técnico Vanderson Marmo e o subsecretário, major Breno Bernardo na aula inaugural do 2º Curso em Defesa Civil

2º Curso em Defesa Civil reúne voluntários no Centro de Informações Turísticas da Várzea

Com mais de 60 inscritos, o 2º Curso Básico em Defesa Civil para Voluntários teve sua primeira aula nesta terça-feira, dia 21, no auditório do Centro de Informações Turísticas, na Várzea. O chefe de vistorias técnicas, Vanderson Marmo, abordou temas como conceituação básica em defesa civil, legislação, percepção de risco e abrigo temporário, entre outros.

A proposta é ampliar o conhecimento dos participantes e transformá-los em multiplicadoras da informação em suas comunidades, difundindo a cultura da prevenção de riscos de desastres.

O secretário de Defesa Civil, coronel Ricardo Leal, deu as boas-vindas aos participantes, acompanhado pelo subsecretário, major Breno Bernardo, e o chefe de monitoramento, Ubiracy Antonio Pinto.

“Qualquer pessoa pode participar. O curso é uma forma de divulgar a cultura de defesa civil, preparando as pessoas para dar uma primeira resposta até a chegada do poder público no caso de uma situação adversa. Nossa ideia é mantê-lo permanentemente, entre os meses de abril e novembro”, explicou o coronel Leal.

Ex-moradora do Caleme, a vendedora Patrícia Maia, 32 anos, decidiu se inscrever. “Por ter passado pela tragédia de janeiro de 2011 eu me interessei e me inscrevi. Além disso, é sempre bom ter essas capacitações no currículo”.

A cuidadora de idosos Ana Paula Leal, 54 anos, também acompanhou a aula inaugural. “Fui voluntária na época da tragédia, em 2011, e decidi me manter sempre atualizada nessa área”.

Outro aluno é o estudante Luiz Felipe Muniz, 21 anos, morador da Tijuca. “Quero seguir uma profissão na área de meio ambiente e o curso me despertou interesse pelos assuntos que aborda”, comentou.

Com 12 horas de duração, o 2º Curso Básico em Defesa Civil para Voluntários continua nos dias 23, 28 e 30 de junho.

Dia 23/06, Quinta-feira, 18h:

MÓDULO II – PERCEPÇÃO DE RISCOS HIDROLÓGICOS, GEOLÓGICOS E ESTRUTURAIS

– Introdução à prevenção de desastres; tipologia, cenários, indicadores, critérios; identificação e mapeamento de áreas de risco de enchentes e inundações.
– Identificação e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos; principais estruturas da construção; noções de sintomas e falhas nas estruturas.

Dia 28/06, Terça-feira, 18h:

MÓDULO III – METEOROLOGIA, MONITORAMENTO e SISTEMA DE ALERTA E ALARME

– Introdução à meteorologia e monitoramento; monitoramento de cheias.
– Operacionalização do sistema de alerta e alarme.

Dia 30/06, Quinta-feira, 18h:

MÓDULO IV – COMBATE A INCÊNDIO, SALVAMENTO E PRIMEIROS SOCORROS

– Combate a incêndio.
– Salvamento, primeiros socorros.
– Encerramento.

Fotos: Ascom PMT

Secretário de Defesa Civil, coronel Ricardo Leal, dá boas-vindas aos participantes, junto com o técnico Vanderson Marmo

Prefeitura Municipal de Teresópolis