2º Curso em Defesa Civil será no CIT da Várzea

2º Curso em Defesa Civil será no CIT da Várzea

Pré-inscrição continua aberta. Aulas serão realizadas nos dias 21, 23, 28 e 30 de junho 

Marcado para os dias 21, 23, 28 e 30 de junho, o 2º Curso Básico em Defesa Civil será realizado no Centro de Informações Turísticas (Praça Olímpica Luís de Camões), na Várzea. Voltada aos potenciais agentes voluntários de defesa civil em suas comunidades, a iniciativa tem o objetivo de conscientizá-los e treiná-los nas ações relacionadas à minimização de desastres, como enchentes, alagamentos e escorregamentos de terra.

A pré-inscrição continua aberta e qualquer pessoa interessada com mais de 18 anos pode participar. É preciso apresentar original e cópia de documento de identidade com foto, comprovante de residência e atestado médico para as atividades práticas, preencher e assinar a ficha de inscrição.

Para se inscrever, basta clicar no link http://www.dcteresopolis.blog.br/cbedc.asp ou se dirigir à Secretaria Municipal de Defesa Civil. O órgão funciona na Avenida Rotariana, 1.595/2º andar – prédio do Centro de Informações Turísticas de Teresópolis, no Soberbo, com atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Dia 21/06, Terça-feira, 18h:

MÓDULO I – INTRODUÇÃO E CONCEITOS GERAIS

– Aula inaugural.
– Histórico, Legislação, Conceituação Básica em Defesa Civil, Defesa Civil de Teresópolis, Problemas que envolvem a comunidade e possibilidades de atuação, Introdução à percepção de risco, Conceitos básicos de Ameaça, Vulnerabilidade e Risco.
-Desastres naturais, tecnológicos, sociais, biológicos e mistos, Conceito de desabrigado e desalojado, Abrigo temporário, As especificidades de um abrigo: recepção, triagem, atividades educativas e recreativas.

Dia 23/06, Quinta-feira, 18h:

MÓDULO II – PERCEPÇÃO DE RISCOS HIDROLÓGICOS, GEOLÓGICOS E ESTRUTURAIS

Introdução à prevenção de desastres; tipologia, cenários, indicadores, critérios; identificação e mapeamento de áreas de risco de enchentes e inundações.

Identificação e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos; principais estruturas da construção; noções de sintomas e falhas nas estruturas.

Dia 28/06, Terça-feira, 18h:

MÓDULO III – METEOROLOGIA, MONITORAMENTO e SISTEMA DE ALERTA E ALARME

– Introdução à meteorologia e monitoramento; monitoramento de cheias.
– Operacionalização do sistema de alerta e alarme.

Dia 30/06, Quinta-feira, 18h:

MÓDULO IV – COMBATE A INCÊNDIO, SALVAMENTO E PRIMEIROS SOCORROS

– Combate a incêndio.
– Salvamento, primeiros socorros.
– Encerramento.

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Teresópolis 
(21) 2742-3352 ramal 257

Comente:

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: