Curso de Extensão Gratuito e remoto de ‘Turismo Pedagógico’ da UERJ oferece 60 vagas no campus Teresópolis

Curso de Extensão Gratuito e remoto de ‘Turismo Pedagógico’ da UERJ oferece 60 vagas no campus Teresópolis
Compartilhar:

Inscrições podem ser feitas até o próximo dia 28 

O Curso de Extensão Gratuito ‘Turismo Pedagógico’ da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), campus Teresópolis, tem inscrições abertas até o próximo dia 28/05. Professores da Rede Pública do município e estudantes de graduação em Turismo, licenciaturas e pós-graduação na área de Educação interessados no curso devem acessar o link https://bit.ly/3uaBX3k. As aulas acontecem entre os dias 8 e 22 de junho, por meio de estudo dirigido e reuniões remotas, às terças-feiras, das 20h30 às 22h, completando carga horária de 30h.

Entre os objetivos do curso estão apresentar uma metodologia da atividade de Turismo Pedagógico para ser trabalhada em Teresópolis a fim de oferecer a oportunidade a estudantes da Educação Básica de conhecerem e reconhecerem o município e a região onde vivem e, por conseguinte, de perceberem a importância de se preservar os patrimônios natural e cultural coletivos e de colaborar com a promoção do desenvolvimento local.

Assim, a cidade, a zona rural e as unidades de conservação podem ser importantes espaços de aprendizagens, de convivência e de participação cidadã. Para isso, é preciso conhecer esses espaços, fortalecendo a identidade territorial e estimulando a vontade de cuidar do seu lugar e de melhorar a qualidade de vida de todos que nele habitam.

O conteúdo é focado na discussão sobre a relação entre Turismo e Educação; Territórios educativos e Educação Integral; Os espaços geográficos do município de Teresópolis: a cidade, o campo e as unidades de conservação e suas diferentes formas e uso e apropriação; a Região Serrana Fluminense e o município de Teresópolis; e propostas para a realização da atividade de turismo pedagógico em espaços urbanos, rurais e em unidades de conservação.