Você está visualizando atualmente Cultura e Turismo divulgam programa estadual de crédito para artesãos de Teresópolis

Com mais de 500 profissionais do segmento de artesanato cadastrados pela Prefeitura, as Secretarias de Cultura e de Turismo de Teresópolis estão divulgando o ArtCred RJ – programa estadual inédito de financiamento para artesãos fluminenses, lançado nesta terça-feira, 26/01. Pela iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo e da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), os artesãos que têm a Carteira Nacional poderão adquirir um crédito de R$ 300 a R$ 21 mil, com taxa de 0,25% ao mês. O prazo é de 24 meses e a carência de 12 meses e o crédito pode ser usado para aquisição de máquinas, equipamentos, reformas, reposição de estoque e capital de giro.

Desde 2018, a Secretaria Municipal de Cultura vem cadastrando os artesãos de Teresópolis. “Hoje temos mais de 500 profissionais especializados inscritos e atuando na produção de trabalhos manuais variados no município. Essa linha de financiamento pode auxiliar os artesãos que têm algum planejamento estratégico a fortalecerem sua atividade neste momento crítico de pandemia”, avalia a secretária de Cultura, Cléo Jordão.

O secretário de Turismo de Teresópolis destaca a importância de o artesão que ainda está na informalidade se cadastrar para ter acesso a linhas de financiamento a taxas de juros reduzidas. “Com os recursos da linha de crédito, os profissionais podem estruturar melhor a sua atividade, é uma oportunidade de geração de emprego e renda para o município. Uma sugestão é que os artesãos invistam em produtos inovadores com a identidade de Teresópolis, que sempre agradam os turistas que nos visitam”, opina Maurício Weichert.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo, o Programa Estadual de Artesanato reconhece a atividade como geradora de desenvolvimento regional e registro vivo da história local, e coloca em prática ações que visam o empreendedorismo. A iniciativa também identifica e mapeia a matéria-prima e técnica utilizadas pelos artesãos. Já são 16.403 profissionais cadastrados e inseridos no Programa do Artesanato Brasileiro, do Governo Federal.

Acesso ao crédito

Nesta quinta-feira, dia 28, a AgeRio promoverá palestra on-line, às 16h, para esclarecer como solicitar o financiamento, e que poderá ser acompanhada pelo link http://www.agerio.com.br/palestra-microcredito-artesao. Além disso, a Secretaria de Estado de Turismo disponibiliza o telefone (21) 3803-9400 e o WhatsApp (21) 99489-4395 para tirar dúvidas.

Para ter acesso à linha de crédito, os artesãos devem ter a Carteira Nacional de Artesão e contar com o apoio de um avalista com renda comprovada e que, assim como o solicitante, tenha o nome sem restrições no SPC/Serasa. Também é possível utilizar aval solidário por meio da reunião de um grupo de 3 a 10 artesãos, que podem ser clientes e avalistas entre si. As solicitações de microcrédito devem ser feitas pelo link https://www.agerio.com.br/microcredito-artesaos/.