Uma atividade multidisciplinar da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Teresópolis, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Bonsucesso, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, conscientizou alunos do 6º ao 9º anos da Escola Municipal Mariana Leite Guimarães, no 3º Distrito, e moradores sobre a campanha ‘Setembro Amarelo’, de prevenção ao suicídio.
A ação aconteceu nesta quarta-feira, 13 de setembro, na Praça Samuel de Paula Macário. “Foram atividades ao ar livre, com práticas esportivas e dinâmica de grupo, fazendo alusão ao ‘Setembro Amarelo’, à prevenção do suicídio e ao enfrentamento dos problemas que são naturais da vida”, definiu a coordenadora do CRAS Bonsucesso, Adriana Marques. Segundo ela, o público-alvo da atividade foram adolescentes e mulheres idosas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), calcula-se que, no mundo, mais de 700 mil pessoas morram por suicídio anualmente, sendo a segunda maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade.
De acordo com especialistas, as doenças mais relacionadas ao suicídio, além da depressão, são transtorno bipolar, transtornos relacionados ao uso e abuso de álcool e drogas, transtorno de personalidade e esquizofrenia. A ideia desta ação conjunta das secretarias em Teresópolis foi conscientizar a população sobre a importância da vida e de se enfrentar sem medo este assunto, que ainda é considerado um tabu social.
Fotos: Divulgação.