COVID-19: Prefeitura de Teresópolis recebe doação e distribui 20 mil máscaras à população

Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social começaram a entregar à população nesta quarta-feira, 29, as 20 mil máscaras de proteção doadas ao município por empresários da cidade, para ajudar a combater o avanço do contágio pelo novo coronavírus.

Neste primeiro dia, foram distribuídas duas mil máscaras nos bairros Salaco, Granja Florestal, Campo Grande, Posse, Cascata do imbuí, Parque do Imbuí, Caleme, Morro do Tiro, Pimentel, Perpétuo, na comunidade Morro do Alemão e na Praça dos Expedicionários, no bairro de São Pedro.

“São máscaras reutilizáveis feitas de tecido, na cor branca, e que devem ser lavadas em solução com água e sabão antes de serem usadas pela primeira vez e após cada troca. A distribuição continua nos próximos dias, na cidade e no interior”, relata Maria Eugenia Frederico, subsecretária municipal de Desenvolvimento social.

Em Teresópolis, o uso de máscara é obrigatório para quem usa transporte coletivo e para entrar em agências bancárias ou nos estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar. Entretanto, como já ocorre em outros municípios, a Gestão Municipal avalia a possibilidade de determinar o uso obrigatório da máscara de proteção sempre que a pessoa sair de casa.

Para isso, além de contar com a solidariedade de um grupo de costureiras que está confeccionando e doando máscaras de proteção para as secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, a Gestão Municipal está fazendo chamamento público. O objetivo é adquirir material, produzir e doar máscaras às pessoas em vulnerabilidade social e que não têm condição de comprar.

“Hoje, o ato de carinho e de solidariedade mais importante é usar a máscara para se proteger e proteger quem está perto da gente. Agradeço a todos os empresários a quem pedi a doação e prontamente colaboraram com essa causa”, assinala o Prefeito Vinicius Claussen.