Covid-19: Balanço da ação conjunta contra aglomerações no Carnaval

Você está visualizando atualmente Covid-19: Balanço da ação conjunta contra aglomerações no Carnaval

Dez bairros fiscalizados, cerca de 4.800 pessoas dispersadas, 15 estabelecimentos vistoriados, 2 veículos e 7 motos em situação irregular apreendidos. Estas são algumas ações da operação conjunta de patrulhamento especial para coibir festividades de Carnaval, realizada entre os dias 11 e 16 de fevereiro com equipes da Guarda Civil Municipal (GCM)/Secretaria de Segurança Pública, da Vigilância Sanitária/Secretaria de Saúde, da Fiscalização de Posturas/Secretaria de Fazenda, do Conselho Tutelar e do 30º Batalhão de Polícia Militar (30º BPM).

O objetivo foi fazer cumprir as determinações do Decreto Municipal 5.462/2020, publicado em edição extra do Diário Oficial Eletrônico de 05/02/2021, e que proíbe até o dia 23 de fevereiro a realização de eventos públicos, a fim de evitar o contágio da população pelo coronavírus e o aumento do número de casos de COVID-19.

“Foram seis dias de trabalho intenso, com a união de esforços e uma equipe reduzida percorrendo o máximo possível de locais para evitar aglomerações e atender denúncias sobre situações proibidas, por decreto municipal, por conta da pandemia”, resume Gil Wellington, comandante da GCM e subsecretário de Segurança Pública.

Das denúncias feitas pela população através dos telefones 153, da Guarda Civil Municipal, e 190, da Polícia Militar, nem todas configuraram aglomeração ou descumprimento do decreto municipal.

Confira os números:

• Bairros fiscalizados: Alto, Agriões, Araras, Barra do Imbuí, Bom Retiro, Perpetuo, Rosário, Tijuca, Vale do Paraíso e Várzea.
  • Cerca de4.800 pessoas dispersadas em cumprimento ao Decreto Municipal5.462/2020, em virtude de aglomeração e/ou permanência nas vias públicas após 1h da madrugada.
  • 15 estabelecimentos fiscalizados, com a identificação de 5 irregulares, 5 notificados e 1 interditado.
  • 4 festas clandestinas, com estabelecimentos fechados e cerca de 700 pessoas dispersadas.
  • 7 motos irregulares e 2 carros removidos ao Depósito Público Municipal.