Na manhã desta quinta-feira, 27 de junho, a equipe da Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal (COPBEA), em parceria com a Polícia Civil, realizaram uma operação de resgate de dois animais vítimas de maus-tratos. A ação do agressor foi filmada por vizinhos e viralizou nas redes sociais, sendo enviada como denúncia para a COPEBEA e para a polícia. No vídeo, apenas um dos animais é agredido, mas os dois foram apreendidos para garantir a integridade dos animais. Os cachorros, das raças buldogue francês e shih-tzu, já estão sob a responsabilidade da COPBEA e assim ficarão até que o processo seja concluído.
A partir das imagens que comprovam a agressão e motivaram a denúncia, foi aberto inquérito policial e as equipes se dirigiram ao local da ocorrência. Os animais foram entregues para a polícia pelo suspeito de forma voluntária e levados para a realização de exames na clínica veterinária Cantinho da Bicharada, conveniada da Prefeitura de Teresópolis e que atua nas castrações do Castramóvel. Após a investigação, caso constatado os maus-tratos, os animais serão destinados para a adoção.
Estiveram na operação de resgate a Coordenadora da COPBEA Josiane Domingos, o Delegado adjunto Douglas Almeida e a Inspetora Alessandra Mello. Agora, a polícia irá ouvir o suspeito, as testemunhas e os denunciantes e ao fim do relatório policial, caso seja concluído o crime de maus-tratos os tutores perderão a guarda dos animais e podem pegar até 5 anos de prisão.
O Delegado Adjunto da 110ªDP, Douglas Almeida orientou para que a população denuncie esse tipo de crime: “Pedimos para que a população denuncie esse tipo de crime pois a Polícia Civil está sempre atuando para que isso não se torne uma prática corriqueira na cidade de Teresópolis. A denúncia pode ser feita diretamente para a Polícia Civil, através do nosso Whatsapp ou pessoalmente, comparecendo aqui na delegacia, para que seja feito o registro de ocorrência.”
As denúncias podem ser feitas para a Polícia Civil através do Whatsapp (21)985967091 ou para a COPBEA através da ouvidoria geral do município, pelo aplicativo eOUve ou pelo Whatsapp da TIA (21) 2742-8264