COPBEA apura denúncia de maus tratos, orienta os donos e encaminha cães e gatos para tratamento veterinário

Você está visualizando atualmente COPBEA apura denúncia de maus tratos, orienta os donos e encaminha cães e gatos para tratamento veterinário
Apuração de denúncia de maus tratos a animais no Morro dos Pinheiros
Compartilhar:

Atendendo a denúncia de que 4 cães estariam muito magros e supostamente sem comida, equipe da Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA) realizou ação nesta terça-feira, 24/08, no Morro dos Pinheiros, junto com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e agentes da 110ª Delegacia Policial. No local, foi constatado que os tutores legais tinham ração disponível para alimentar os 4 cachorros e 5 gatos de estimação.

Os donos foram encaminhados a 110ª DP para prestar esclarecimentos e a COPBEA deu prazo de 15 dias para que providenciem a vermifugação, apresentem caderneta de vacinação e atestado de médico veterinário sobre o estado de saúde dos 9 animais.

“A suspeita é de que os cães estejam com algum tipo de verme ou com a doença do carrapato, por isso nós encaminhamos os tutores legais para buscar atendimento na clínica-escola de veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Nesses casos, os animais podem comer a melhor ração que não ganham peso e ficam com a aparência esquelética”, relata Jackson Muci, coordenador da COPBEA, acrescentando que os donos têm interesse em doar os animais após passarem pelo atendimento médico veterinário.

Ele alerta para a importância de denunciar casos de maus-tratos e crueldade contra animais. “É fundamental que as pessoas denunciem quando perceberem situações suspeitas, para que possamos registrar, apurar e punir os responsáveis. A denúncia também é importante para que possamos instruir as pessoas sobre os cuidados que devem ter para garantir o bem estar de seus bichos de estimação, como no caso da ação que realizamos hoje”, destaca Jackson.

Denúncias e pedidos de fiscalização podem ser feitas à Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo whatsapp (21) 98126-4038, pelo e-mail [email protected].br e também pelo aplicativo e-Ouve. Todas serão encaminhadas à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.

Fotos: Divulgação