A equipe prestou apoio especializado, garantindo o bem estar dos animais presentes no local.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal, atuou junto a ação contra abandono de animais realizada pela Polícia Civil, no último fim de semana, dando apoio especializado após a operação. Um dia após a ação, a equipe da COPBEA compareceu ao local e além de instruir os familiares do responsável pelos animais, contou com o apoio de duas médicas veterinárias, doou 15 sacos de ração e garantiu apoio futuro com vacinas e castrações para os animais.
Ao chegar ao local, as veterinárias da COPBEA examinaram os animais presentes no local e comprovaram que estavam saudáveis, não apresentando nenhum sinal de desnutrição e apenas um dos mais de 300 animais apresentou a necessidade de cuidados veterinários mais complexos e foi encaminhado para uma clínica conveniada. A COPBEA garantiu ainda que, se for da vontade dos responsáveis pelos animais, irá realizar uma campanha de adoção especial, apenas com os cachorros que se encontram no local.
Josiane Domingos, Coordenadora da COPBEA, explicou sobre a atuação do setor: “Nós já temos uma parceria bem sucedida com a 110º DP de Polícia Civil, onde participamos de operações de resgate animal e apuração de denúncias de maus tratos, e somos muito gratos por essa parceria, que visa sempre garantir a segurança dos animais. Neste caso específico, a COPBEA sempre atuou, quando foi acionada pelo tutor, fornecendo vacinas e realizando castrações, pois entendemos a importância do trabalho que era realizado. Porém, o fato de não existir uma instituição regularizada, impede que o poder público consiga firmar parcerias mais efetivas, mas podemos garantir à população que os animais estão saudáveis. A única questão foi realmente o abandono desses animais.” Garantiu a Coordenadora.
A COPBEA e as ações de proteção animal
Além das ações de resgate que também são realizadas pela COPBEA, em 2025 a Coordenadoria reativou o Castramóvel, equipamento responsável pela castração gratuita de animais, realizando mais de 260 castrações e 11 atendimentos veterinários em menos de 2 meses.
O setor de Zoonoses, coordenado pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde, intensificou as ações de vacinação antirrábica animal em todo o município, estendendo a vacinação realizada no próprio setor de zoonoses, localizado na Secretaria Municipal de Saúde, que agora acontece de segunda a sexta, no período da manhã e da tarde, e ampliando a vacinação nos bairros, imunizando mais de 2.800 animais desde o início do ano.
Ainda como uma das medidas de fortalecimento da proteção animal, a subsecretaria já iniciou as tratativas para a criação do Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, órgão consultivo e deliberativo, que será instrumento da política municipal de destinação e gerenciamento de receitas e meios para o desenvolvimento e a execução de ações voltadas à saúde, à proteção, à defesa e ao bem-estar dos animais no Município de Teresópolis , visando também à saúde humana e a proteção ambiental.