Você está visualizando atualmente COPBEA alerta: cavalos e bois soltos nas ruas são apreendidos e enviados para o curral de apreensão de Seropédica
Égua debilitada em via pública na Granja Guarani

Primeira apreensão foi uma égua debilitada, resgatada na Granja Guarani

Atendendo a denúncias, equipes da Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA) e da Guarda Civil Municipal (GCM) resgataram uma égua extremamente debilitada e que se encontrava abandonada na Alameda Iracema, na Granja Guarani. A ação ocorreu nesta quinta-feira, 12/08, quando o animal foi apreendido e encaminhado para o Curral de Apreensão Seropédica, onde recebeu cuidados veterinários, com medicação e hidratação.

“Embora eu considere mais um resgate pelas péssimas condições em que a égua se encontrava, foi a primeira apreensão de animal de médio e grande porte realizado pelo município após a contratação de um curral de apreensão. Infelizmente, o proprietário não foi localizado para ser notificado”, explica Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

A Coordenadoria está intensificando a fiscalização pelos bairros para apreender animais de médio e grande porte soltos em vias e espaços públicos. As ações são acompanhadas pela GCM e realizadas com o Curral de Apreensão Seropédica, vencedor da concorrência pública realizada pela Prefeitura para os serviços de captura, transporte e guarda de cavalos, bois, mulas e burros.

“Os proprietários serão intimados a resolver o problema e os animais que permanecerem em via pública serão apreendidos e encaminhados para o curral de apreensão, onde ficarão sob guarda por até 7 dias. Os donos, entre eles o da égua apreendida na Granja Guarani, deverão fazer contato com a COPBEA para que sejam emitidas as guias e pagas as taxas de apreensão, transporte, diárias, vacinas e exames para reaver os animais. Depois desse prazo, se não houver retorno do proprietário, os bichos poderão ser leiloados vendidos ou doados, conforme previsto em lei”, explica Jackson Muci.

Contatos com a COPBEA podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (21) 2742-7763, de segunda a sexta, das 9h às 18h,

Abandono e maus tratos

Investindo na conscientização sobre guarda responsável, a COPBEA faz um alerta à população: abandonar ou maltratar animais são crimes previstos pela Lei Federal 9.605/1998 e também pela Lei Municipal 4.044, de 29 de julho de 2021, que cria o Código Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal de Teresópolis.

“Temos percebido cães perambulando pelas ruas, mas é bom lembrar que nem sempre é caso de abandono. Às vezes, os animais fogem e os donos não conseguem evitar, percebemos isso pelo grande número de apelos feitos em redes sociais. Porém, quem vir alguém abandonando um cachorro ou gato, conseguir anotar a placa do veículo ou tiver imagens de um sistema de segurança pode e deve denunciar! Nosso Código de Proteção e Bem-estar Animal prevê multa de 500 a 2.000 UFIR”, orienta Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

Denúncias e pedidos de fiscalização podem ser feitas à Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo whatsapp (21) 98126-4038, pelo e-mail [email protected] e também pelo aplicativo e-Ouve. Todas serão encaminhadas à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.