‘Conlestech Terê’: Teresópolis sedia evento tecnológico no próximo dia 23

Você está visualizando atualmente ‘Conlestech Terê’: Teresópolis sedia evento tecnológico no próximo dia 23
Compartilhar:

Com o tema ‘Mercado de Trabalho do Futuro, Presente!’, encontro integra programa de incentivo da economia do conhecimento do Conleste

Com o tema ‘O Mercado de Trabalho do Futuro, Presente! – Educação, Trabalho e Empreendedorismo Inovador’, Teresópolis sedia, no próximo dia 23, das 8h30 às 17h, no hotel Sesc Alpina, o ‘Conlestech Terê’, primeiro de quatro eventos com base tecnológica que ocorrerão no decorrer de 2022. O maior evento de tecnologia do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense) integra o programa de incentivo da economia do conhecimento nos 17 municípios consorciados, terá entrada gratuita, mediante inscrição, e será transmitido ao vivo pela TV Conleste, no YouTube.

A atividade, que terá palestras, painéis, debates, exposição do ecossistema de inovação regional e área de negócios Startups, conta com o apoio da Prefeitura, Sebrae, ICTIM (Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia de Maricá), AGIR (Agência de Inovação da UFF) e do Sistema Fecomércio (Sesc, Senac, IFec e IFes). O objetivo é compartilhar estratégias regionais de ciência, tecnologia e inovação, além de desenvolver tecnologicamente os arranjos produtivos locais.

“Teresópolis é o maior polo de tecnologia do interior do Estado e sediar o primeiro dos quatro eventos do programa ‘Conlestech’ é um orgulho para o nosso município. O evento tem como foco debater as profissões do futuro. Temos investido muito em formação para área de tecnologia, da educação infantil ao ensino tecnológico profissionalizante. O evento vem ao encontro das políticas públicas de desenvolvimento econômico e tecnológico implementadas pela nossa gestão”, frisou o Prefeito e Vice-presidente do Conleste, Vinicius Claussen.

O Conlestech

O Conlestech consiste em um programa direcionado para disseminar as estratégias municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação e promover a integração e difusão da Economia do Conhecimento nos Municípios consorciados. O objetivo é construir um grande polo de demanda municipal e desenvolver tecnologicamente os arranjos produtivos locais com a promoção e a integração dos ecossistemas de inovação unindo os empreendedores, as universidades e os gestores públicos. A programação inclui a realização de fóruns temáticos itinerantes com especialistas renomados do mercado e eventos corporativos de base tecnológica.

Os eventos do ‘Conlestech’ abordarão quatro temas: Mercado do Trabalho do Futuro (Teresópolis); Cidades Inteligentes (Niterói); Empreendedorismo e Ecossistema de Inovação (Nova Friburgo); e Estratégias Municipais de Ciência Tecnologia e Inovação (Maricá).

O ‘Conlestech’ tem como público-alvo prefeitos, secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Trabalho e Renda, Ciência Tecnologia Inovação, Saúde, Educação, Turismo e Agricultura; Universidades, Instituições e Associações do ecossistema de inovação; e Startups, mas é aberto ao público em geral, de forma gratuita, mediante inscrição pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfxL6OOutt0-tzkCImzC86HY66H8LCachVb090-jRvQkbGO2Q/viewform.

Programação

  • 8h30h às 9h30 – Credenciamento
  • 9h30h às 10h – Boas-vindas
  • 10h às 10h15 – Cerimônia de entrega das chaves do Projeto HACKATRUCK Makerspace ao Prefeito Vinicius Claussen.
  • 10h15h às 11h – Painel 1: Profissões do Futuro

Painelista: Yuri Lima

Pesquisador de pós-doutorado na COPPE/UFRJ no projeto ‘COVID-19 e Automação: modelo de suporte à transição profissional de trabalhadores desempregados’. Sócio Fundador da LABORe, Pesquisador Laboratório do Futuro COPPE/UFRJ e Assessor do Conselho Gestor da Lemobs.

Debatedores: Fabiano Rangel – Executivo de Desenvolvimento de Negócios – IBM; Lucas Guimarães – Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de Teresópolis; Marcio Campos – Diretor de Tecnologia do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá/ICTIM; Vinícius Oberg – Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia de Teresópolis.

  • 11h às 12h – Palestra 1: Promoção de negócios inovadores nas cidades: uma perspectiva sobre dados abertos e empreendedorismo
    Palestrante: Ana Carolina Benelli – Consultora Sebrae
  • 12h às 13h30 – Intervalo
  • 13h30 às 14h30 – Palestra 2: Turismo, Inovação e Trabalho
    Palestrante: José Aranha- Consultor Senac
  • 14h30h as 15h30 – Palestra 3: Um novo Mindset da inovação
    Palestrante: Ladmir Carvalho – Presidente da Alterdata Software
  • 15h30 às 16h30 – Painel 2: Desafios e soluções para a Telemedicina Humanizada

Painelista: Dr. Bernardo Barros

Formado em Medicina pela Universidade Gama Filho, Mestrado em Cirurgia Vascular UniRio. Doutorado em Fisiologia e Microcirculação – FISCLINEX – UERJ. Membro do Programa JLM da Academia Nacional de Medicina. Prof. Adjunto da cadeira da Cirurgia Vascular – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Debatedores: Dra. Daniela Yoshida – Coordenadora Geral de Articulação em Ciência, Tecnologia e Inovações do MCTI; Dra. Simone Rodrigues – Coordenadora do Curso de Medicina do Unifeso; Dr. Rossano Fiorelli – Professor Titular e Chefe do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); Coordenador da Residência Médica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina.

  • 16h30 às 17h – Encerramento Conlestech

Também está na programação a ‘Exposição do Ecossistema de Inovação’, com a participação das 17 prefeituras convidadas; do COMICT (Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia); Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis); Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos); Serratec; Inovafri; Arariboia Valley; ICTIM; Govtecs Sebrae; Rise/UFRJ; Agir/UFF; e Fecomércio, além da Área da sessão de negócios Startups.