Conferência aprova moções e elege entidades para o novo Conselho de Saúde

Realizada neste sábado, 26/10, com sucesso e ampla participação, a 14a Conferência de Saúde de Teresópolis avaliou o cenário atual do setor no município, apresentou propostas e moções para o Plano Municipal de Saúde até 2022 e elegeu as instituições que vão compor o Conselho Municipal de Saúde no período 2020-2021. O relatório final será apresentado na próxima reunião do Conselho, que acontecerá na terceira terça-feira de novembro.

Reunindo representantes de usuários, de prestadores de serviço público e privado e gestores, o evento teve como tema ‘Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS’, que foi abordado pela conferencista Rosaura Lima, do Conselho Estadual de Saúde. Também participou do evento o vereador Maurício Lopes.

“A conferência é de extrema importância, pois é a sociedade civil organizada que dá embasamento para a construção do Plano Municipal de Saúde”, pontuou Rosaura Lima. O plano é um documento que define as ações e serviços que serão prestados pelo poder público, de acordo com as demandas apontadas na Conferência.

“Este ano a Conferência foi mais enxuta, pois o Conselho tem uma larga experiência na realização do evento e já tem o diagnóstico da saúde no município traçado pelos conselheiros. As metas foram discutidas e definidas nas reuniões regulares do órgão e são homologadas na conferência”, relatou Antônio Henrique Vasconcellos,  secretário municipal de Saúde.

Segundo Maria de Fátima Jorge, presidente da comissão organizadora do evento, a Conferência é contínua. “Depois de avaliar o que foi executado e o que está em andamento desde a última conferência,  em 2017, o novo Conselho eleito vai reestruturar as ações para os próximos anos, até 2022”.

De acordo com a subsecretária de Atenção Básica, Edneia Martuchelli, “em torno de 50% do Plano de Saúde aprovado para o período de 2018 a 2022 foram cumpridos neste ano de 2019. Destaque para a ampliação da cobertura da atenção básica, que  chegará a 60% até dezembro, e a interligação da rede através da internet.  Isso aconteceu apesar das várias trocas de gestores”.

No final da 14a Conferência Municipal de Saúde, foram eleitas 35 instituições, entre titulares e suplentes,  para compor o Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2020-2021. “A eleição dos representantes desses órgãos acontecerá em dezembro  e eles serão empossados em janeiro, como previsto em lei”, concluiu Valdir Paulino, atual presidente do Conselho.

Metas para 2020

Durante a Conferência, o secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos, apresentou as metas da Gestão Municipal para 2020. Expansão da atenção primária,  construção da UPA de alvenaria, término da obra da Clínica da Família de Bonsucesso, término da informatização da rede SUS e a expansão dos serviços odontológicos são algumas das ações programadas.

Créditos das fotos: Marcelo Roza