Comissão define funcionamento da Feirinha do Alto no Carnaval

Compartilhar:

Comissão define funcionamento da Feirinha do Alto no Carnaval
Calendário de feriados será discutido todo mês

Um dos principais atrativos do município, a Feirinha do Alto vai funcionar de 25 de fevereiro a 5 de março, na semana de Carnaval. A decisão foi tomada em reunião nesta quarta-feira, dia 1º, pela comissão criada por iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SMTEES). O grupo é composto por expositores de cada setor da Feirinha e tem o objetivo de abrir o diálogo com a Secretaria, em busca de alternativas para o melhor funcionamento do atrativo.

“A ideia foi construída em conjunto. A Feirinha funcionará de sábado a terça-feira de Carnaval, com abertura opcional dos estandes no meio de semana e retornando ao funcionamento no sábado e domingo seguintes. Assim que terminar o Carnaval faremos nova reunião para tratar dos feriados seguintes. Ficou definido também que o expositor que não puder trabalhar nos feriados não poderão deixar suas barracas montadas”, explicou o secretário de Trabalho, Marcus Vinicius Ramos (Marcão).

Integrantes da comissão, Vitória Medeiros de Lima, que é expositora há 25 anos, e Robson Rodrigues, que trabalha na praça de alimentação há mais de 20 anos, aprovaram a iniciativa. “Eu achei ótimo, pois vamos melhorar a Feirinha. Estou muito feliz e confiante nessa comissão. O secretário se mostrou bem aberto e é isso que nós queremos. É fundamental esse diálogo”, comentou Vitória. “Abrir no feriado é realmente muito importante. Todos ficam muito à vontade no Carnaval da Feirinha, é muito família”, completou Robson.

Segundo o secretário Marcão, a programação de Carnaval na Feirinha do Alto está sendo planejada. “A Secretaria de Trabalho administra o espaço e os eventos são promovidos pelas secretarias de Cultura e de Turismo. Temos alguma coisa praticamente definida para a Feirinha do Alto, um dos locais mais atrativos para brincar o Carnaval”, adiantou Marcão.

A coordenação da Feirinha do Alto está investindo em novidades para movimentar ainda mais o atrativo turístico. “Por orientação do prefeito Mario Tricano vamos fazer um projeto piloto, em parceria com a Secretaria de Agricultura, a fim de trazer a feira de agricultura familiar, aquela que já existe nos bairros, para a Feirinha do Alto. Será um atrativo a mais para os visitantes e um incentivo aos produtores rurais”, antecipou o secretário de Trabalho.

Desde 1983 a Feirinha de Teresópolis é realizada na Praça Higino da Silveira, no Alto, nos sábados, domingos e feriados. Reúne em torno de 1.200 expositores, entre titular e ajudante, distribuídos em 621 estandes. Artigos de moda e confecção, bijuterias, decoração e artesanato, entre outros, são comercializados no espaço, que conta ainda com Praça de Alimentação com gastronomia variada. O número de visitantes chega a 10 mil por fim de semana, dobrando nos feriados prolongados.

“O prefeito Mario Tricano sempre nos pede dedicação máxima à Feirinha de Teresópolis, ponto turístico tradicional e local de empreendedorismo, geração de emprego e renda. Ele sugeriu que montássemos uma comissão de expositores para pautarmos questões logísticas e administrativas e também a necessidade de se adequarem ao estatuto para trazer progresso e ordem para a Feirinha. E é isso que estamos fazendo”, finalizou o secretário Marcão.

Fotos – crédito AscomPMT

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”419″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”999″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]