Combate ao Aedes aegypti engloba visitas domiciliares, teatro nas escolas e ações em praça pública em Teresópolis

A Secretaria Municipal de Saúde continua convocando a população a continuar mobilizada no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Para reforçar a conscientização, agentes comunitários de saúde dos postos de saúde da família e agentes de controle de endemias percorrem a cidade realizando uma série de ações. Visitas domiciliares, teatro nas escolas públicas e particulares, atividades educativas em praça pública fazem parte da programação de várias unidades até o mês de março. Além disso, enquanto aguardam em sala de espera, os pacientes participam de rodas de conversa sobre o tema, durante os atendimentos de rotina.

“É fundamental a adesão de todos nessa campanha permanente. Atitudes simples no nosso dia a dia evitam o surgimento de criadouros e eliminam possíveis focos do mosquito”, avalia a subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Edneia Martuchelli.

Balanço

De 20 a 24 de janeiro, agentes comunitários de saúde do PSF do Rosário e agentes de controle de endemias fizeram 650 visitas domiciliares nas comunidades de sua área de abrangência, conscientizando os moradores sobre ações de prevenção. Entre elas Rosário, Perpétuo, Casas Populares, Brejinho e Morro do Tiro. Foram coletadas larvas de mosquitos em 38 pontos. As amostras foram enviadas a um laboratório de entomologia para análise, a fim de verificar se são do Aedes aegypti.

Na quinta-feira, 23, a equipe da Unidade Móvel Ermitage fez roda de conversa com moradores do conjunto habitacional Parque Ermitage. Prevenção e controle da dengue, zika e chikungunya; tipos das doenças, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e os cuidados para eliminar criadouros do mosquito foram os temas abordados.

Confira o calendário das próximas ações de programadas:

PSF Fonte Santa: Visitas domiciliares de 8h às 12h, com orientação dos moradores e coleta de larvas de mosquito para análise nestas terça, 28/01, na Fonte Santa, quinta, 30/01, no Fischer, e na sexta-feira, 31/01, na Quinta Lebrão.

PSF Venda Nova: Quinta-feira, 30/01, e dia 13/02, visitas domiciliares de 9h às 16h.

PSF Barra do Imbuí: Sábado, 01/02, distribuição de folhetos educativos, de manhã e à tarde, na Praça Maria Corina Paim. A partir de 10/02, teatro toda sexta-feira para alunos das escolas públicas e privadas de sua área de abrangência. Conscientização dos pacientes em sala de espera durante os atendimentos de rotina.

PSF Araras: Dia 07/02, de 9h às 16h,  visitas domiciliares e orientação à comunidade.

PSF Beira Linha: Dias 13 e 14/02, de 9h às 16h, visitas domiciliares.

PSF Meudon: Dia 11/02, a partir das 13h, visitas domiciliares.

PSF Granja Guarani: Em março, atividades educativas sobre combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti na Escola Municipal Sylvio Amaral dos Santos, na Granja Guarani, e no Colégio Estadual Euclydes da Cunha, no Alto, em parceria com a equipe do Programa Saúde na Escola.

Fechar Menu
Skip to content