Com quatro unidades de Saúde, bairro São Pedro tem serviços de urgência, ambulatório e acompanhamento familiar

Só no Cemusa, a população conta com oito especialidades médicas, mais dentistas

A população do bairro São Pedro não tem o que se queixar em relação aos serviços públicos de Saúde. Com quatro unidades de atendimento na região, moradores do Perpétuo, Rosário, Tiro, Funcionários, Granja Primor, Pimentel e São Pedro se beneficiam diretamente dos acolhimentos de urgência, ambulatório e acompanhamento familiar.

“Quando se fala de saúde, procuramos fazer sempre o melhor, porque esta é uma das principais preocupações do prefeito Mario Tricano: oferecer uma saúde de qualidade para a população de Teresópolis. O governo tem se esforçado para isso, vencendo barreiras e as dificuldades que o município enfrenta. Hoje, a maior população da cidade tem um posto praticamente com quase todas as especialidades, mais urgência, dentistas, três equipes de PSFs e, bem próximo, uma UPA nova, aparelhada. Enfim, isso é o que queremos proporcionar: uma saúde de alto nível para nossa gente”, relatou o secretário de Saúde, Julio Cesar Ambrosio.

Reformado e bem equipado, o Centro Municipal de Saúde Dr. Adalberto Otto, o popular Cemusa, tem competência para atender não só moradores de São Pedro, mas todo cidadão do município. A unidade conta hoje com várias especialidades como Pediatria, Ginecologia, Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Clínica Médica, além de sala de vacina, que está recebendo obras de melhorias, e consultórios odontológicos.

O Centro ainda possui um atendimento especializado para mulheres e crianças com as clínicas da Mulher, no 2º andar, e da Criança, no 1º, que além do atendimento ambulatorial conta com uma brinquedoteca, onde os pacientes infantis podem se distrair enquanto aguardam a consulta.

Segundo a administradora da unidade, Luisa Pereira Simões, o Cemusa chega a realizar aproximadamente 600 atendimentos por semana. “Com a abertura de novos consultórios, conseguimos aumentar o número de agendamentos para 2017. Isso não quer dizer que a saúde piorou, mas sim que temos mais vagas para consultas médicas e odontológicas”, disse Luiza.

Ao lado do Tiro de Guerra, o posto Eitel Abdallah funciona como pronto atendimento e registra uma média de 160 consultas diárias. Já os PSFs do Rosário e do Perpétuo se limitam a atender às famílias dentro das áreas de abrangência a que cada posto pertence. Atualmente, cerca de 3 mil famílias são assistidas pelas equipes que trabalham com foco na promoção, proteção e prevenção da saúde.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jorge Maravilha