Circuito experimental de feiras tem aprovação do Governo

Compartilhar:

Apresentado nesta sexta-feira, dia 1º, o projeto experimental do 1º Circuito de Feiras da Agricultura Familiar ‘Vem para a Roça’ recebeu a aprovação do Governo de Teresópolis. A proposta é realizar feiras periódicas em praças públicas da cidade, criando mais espaço de comercialização para a produção do município. 

O público alvo a ser atendido prioritariamente é composto por agricultoras, jovens rurais, agricultores familiares e grupos organizados em associações e cooperativas de produção e consumo. 

O projeto foi exposto pela engenheira agrônoma Monique Lopes Pereira Silva e pelo técnico agrícola João Francisco Vieira Soares, do Escritório Local da Emater, acompanhados pelo Secretário Municipal de Agricultura, Beto Rosa, e um grupo de agricultores do 2º e do 3º Distritos. 

– Essa proposta atende a uma das diretrizes do governo, de fortalecer a agricultura. Asseguramos todo apoio – ressaltou o Prefeito Mario Tricano. Durante o encontro, ele foi presenteado com cestas de legumes e verduras, bolos, panos de prato artesanais e quatro telas, produzidas pela artesã Pat Silva. Os produtos serviram, também, para demonstração do que será levado ao público nas feiras. 

Também participou do encontro o Presidente do Comitê Gestor da Microbacia do Rio Formiga, José Wanderson da Silva Pimentel, junto com a secretária do Cogems: “A agricultura é uma atividade da maior relevância pelo número de pessoas que emprega e a receita que gera para a cidade. Por isso, pedimos um olhar especial do poder público”, disse Wanderson. 

O Comitê é responsável pelo planejamento participativo das ações do Programa Rio Rural, iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e que trabalha pelo fortalecimento da organização coletiva das comunidades das microbacias, incentivando a conscientização e o engajamento dos produtores rurais para as transformações sociais e de infraestrutura. 

De acordo com a Emater, Teresópolis conta com cerca de 3.500 agricultores familiares atuando nas atividades de olericultura e fruticultura, produção de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais, criação de animais e no artesanato.  

Foto: AscomPMT
Legenda: Apresentação do projeto experimental de feiras da agricultura familiar em praças públicas