Programação acontece até sexta, 20/01, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com entrada franca
Desta quarta, 18/01, até sexta-feira, 20/01, a 3ª edição do Circuito Universitário Rio movimenta a Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras. O evento faz parte do Cinema em Movimento, considerado o maior projeto de difusão do cinema nacional no Brasil. As atividades são produzidas pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem) e realizadas pelo Governo Federal, através do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura, com recursos do Fundo Nacional da Cultura.
Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e realizada por iniciativa do ator e produtor Diego Prata, de Teresópolis, a programação acontece a partir das 14h30, com entrada franca. Inclui exibição de documentário, debates e atividades culturais focadas nas manifestações culturais e sociais de origem africana. Também haverá a apresentação de coletivos de expressões de temáticas quilombolas.
“Excelente oportunidade para os teresopolitanos terem contato com importantes manifestações culturais e aprofundarem seus conhecimentos sobre essa temática, que nos remete às raízes do povo brasileiro e que fazem parte da nossa cultura. Tudo de graça, é só chegar e participar”, convida Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura.
Confira a programação:
- 18/01, quarta, 14h30:
‘Tambores da diáspora’ – Direção: João Nascimento.
Sinopse: O documentário aborda uma visão política e cultural imbricada ao percurso dos tambores de origem africana e suas ramificações no Brasil, que perpassam pela ritualidade, manifestações culturais, produções musicais e celebrações sociais, narradas através de histórias contadas, batucadas e cantadas.
- 19/01, quinta, 14h30:
‘Menino 23 – Infâncias perdidas no Brasil’ – Direção: Belisário Franca.
Sinopse: A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
- 20/01, sexta, 14h30:
‘Sobre Sonhos e Liberdades’ – Direção: Marcia Paraiso e Francisco Colombo.
Sinopse: O documentário mostra o que foi conquistado nos 127 anos desde a abolição da escravatura e promove a discussão sobre o conceito de liberdade e os sentidos de igualdade.
Coletivos de expressões de temáticas quilombolas: Grupos Nego Fugido e Samba de Roda Raízes de Acupe, Capoeira Mestre Caiçara, Pedro Galinha Morta e Esmola Cantada Quilombola Engenho da Ponte, com a participação especial de Mateus Aleluia.
Serviço:
- Cinema em Movimento –3ª edição do Circuito Universitário Rio
Dia: De quarta, 18/01, a sexta, 20/01
Hora: 14h30
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch
(Praça Juscelino Kubitschek, Araras)
Entrada franca.
(Ascom PMT – 18/01/2023)