Cinco anos de Serviço de Atendimento Domiciliar em Teresópolis

Você está visualizando atualmente Cinco anos de Serviço de Atendimento Domiciliar em Teresópolis

“Coisas incríveis nunca são feitas por uma única pessoa. São feitas por um time.”, assim pode ser definido o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Teresópolis, que completou 5 cinco anos de atuação nesta quinta, 22, com cerimônia realizada na Sociedade Médica de Teresópolis.

Com uma proposta de humanização, garantindo a desospitalização e a redução da permanência do indivíduo internado, o SAD, programa do Governo Federal, tem como missão proporcionar assistência humanizada por meio de equipe multiprofissional em domicílio, com ampliação da autonomia da pessoa, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida. Além disso, o paciente também recebe um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar e à infraestrutura do domicílio.

“Essa cerimônia demonstra o crescimento e a excelência do nosso Serviço de Atenção Domiciliar, criado em 2019. Graças ao Prefeito Vinicius Claussen, a equipe do SAD foi ampliada e hoje são mais de xxx profissionais prestando atendimento domiciliar humanizado e melhorando a qualidade de vida de pacientes do SUS. O serviço contribui com a desospitalização e melhora todo o fluxo da rede de saúde pública. Parabenizo a todos os profissionais do SAD”, pontuou a secretária municipal de Saúde de Teresópolis, Dra. Clarissa Rippel Bonson Guita, acompanhada da subsecretária municipal de Atenção à Saúde, Michelli Pinto Nogueira, e equipe e do Vereador Paulinho Nogueira.

Durante esses cinco anos, foram realizados mais de 16 mil atendimentos pelo serviço. Desde junho de 2019 a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis conta com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), para atendimento especializado de pacientes do SUS previamente cadastrados dentro dos critérios do Ministério da Saúde. Atualmente, são xxx equipes atuantes, com 2 médicos, 3 enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem, além de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e odontólogos assistindo cerca de 180 pacientes, com uma média de 130 atendimentos semanais.

“É muito gratificante fazer parte desse time. O SAD realiza um trabalho integrado, todos os profissionais são verdadeiros guerreiros, pois vivenciam diariamente todas as adversidades nessa assistência domiciliar, um serviço que vai muito além de um acompanhamento médico. Juntos, desenvolvemos um trabalho de excelência, grandioso e significativo, que durante toda a trajetória tem avançado bastante no atendimento às famílias. Graças à dedicação de todos, pacientes fora do quadro de agodizados podem sair dos hospitais, o que libera leitos para atender outras demandas mais urgentes”, disse, emocionada, a coordenadora do SAD Teresópolis, enfermeira Sandra Santos.

FOTOS: Bruno Nepomuceno.